Categories: Regional

Aventura e adrenalina: veja como vai ser o novo Parque da Gruta

Uma parceria vai aproveitar o potencial de um dos principais pontos turísticos do município – o Parque da Gruta – para criar uma nova opção de lazer em Santa Cruz do Sul. Graças à união de forças entre a Associação das Entidades Empresariais (Assemp), a Prefeitura e a Up Aventuras, quem for ao local a partir das próximas semanas poderá escalar, fazer trilhas e até testar a coragem na tirolesa.

A instalação da parede de escalada, do circuito de arborismo e da tirolesa está em fase de conclusão. Conforme o proprietário da Up Aventuras,  Theo Machado, a abertura do espaço à população depende apenas de detalhes e da contratação de monitores. A expectativa é de que o funcionamento comece no dia 15 deste mês ou, no máximo, até o início de dezembro.

Com as novidades, mesmo quem costuma ir até o Parque da Gruta com frequência poderá conhecê-lo a partir de um novo ângulo e descobrir paisagens ainda mais encantadoras. Segundo Machado, as atividades serão bem diferentes em relação ao que as pessoas estão acostumadas. “É uma vivência, uma experiência que marcará para sempre”, garante.

Publicidade

Objetivo é virar referência

Com a instalação das estações de turismo de aventura no Parque da Gruta, Theo Machado acredita que outros empreendedores santa-cruzenses, principalmente os donos de pousadas na zona rural, perceberão o potencial do setor e implantarão projetos semelhantes. “É uma maneira de movimentar o turismo”, aponta.

De acordo com Machado, a ideia é que, no futuro, Santa Cruz se torne um polo de referência em turismo ecológico e de aventura, já que é uma região propícia para atividades desse tipo, devido ao relevo, vegetação e presença de cascatas e arroios.

Publicidade

Para o presidente da Assemp, Flávio Bender, a movimentação de visitantes em Santa Cruz acontece basicamente por conta de negócios e em épocas específicas, como a Oktoberfest, o Enart e a Christkindfest. Com o turismo de aventura no Parque da Gruta, combinado ao complexo do Lago Dourado, a cidade se tornará um lugar a ser visitado em qualquer época do ano.

Educação

Mais que um lugar de passeio, a Assemp tem interesse em tornar o Parque da Gruta um lugar voltado à educação. Para tanto, outro projeto que está sendo estudado é a implantação de uma escola ambiental no local.

Publicidade

Macacos terão atenção especial

Quem nunca alimentou os macaquinhos do parque que atire a primeira pedra. Esse hábito pode ser até divertido, mas não é inofensivo. Pode até levar os animais à morte. Vem se constatando que a alimentação fornecida pelos visitantes influencia negativamente na saúde e no comportamento dos macacos-prego. Em busca de alimentos ricos em açúcar e gordura, eles se mostram cada vez mais agressivos. Não raro, derrubam as lixeiras, revirando tudo o que encontram pela frente. Alguns chegam a furtar dos visitantes.

Publicidade

A situação já motivou uma reunião, convocada pelo prefeito Telmo Kirst com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS) e do Departamento de Biologia da Unisc. Na ocasião, Telmo determinou a análise e posterior adoção de medidas. As alternativas vão desde melhorias estruturais, com a instalação de lixeiras fixas e com tampas, passando por ações educativas e monitoramento dos bandos até a oferta de novas fontes naturais de alimentos, como bromélias e árvores frutíferas.

Em parceria com os alunos do curso de Biologia e voluntários, nos próximos dias será divulgada uma campanha para ornamentação do parque, justamente com plantas que podem fazer parte da dieta dos macacos.

Acomodação

Publicidade

Conforme a bióloga da SMMASS, Daniela Silveira, alimentar macacos ou deixar alimentos e embalagens desprotegidos contribui para que os bichos se acomodem no parque. “Todos saímos perdendo, pois humanos e macacos acabam influenciando no desequilíbrio do ecossistema, prejudicando a fauna e flora locais”, alerta. “Os animais são importantes disseminadores de sementes, mas deixam de cumprir esse papel quando passam a comer salgadinho, bolacha e pipoca.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.