Categories: Esportes

Avenida vence e fica próximo de conquistar o acesso

Faltam outros 90 minutos, mas o Avenida deu um passo importante para retornar à elite do Gauchão. Na noite desta quarta-feira, 31, o Periquito venceu o Lajeadense por 2 a 1, na Arena Alviazul, em Lajeado, no jogo de ida das semifinais da Série A2 do Campeonato Gaúcho. Neste domingo, 4, às 15h30, nos Eucaliptos, o Periquito joga por três resultados para conquistar o acesso e ir à final da competição: novo triunfo, empate ou até derrota por 1 a 0. O adversário garante a vaga somente se vencer por dois ou mais gols de diferença ou a partir de 3 a 2.

PRIMEIRO TEMPO:
Mesmo fora de casa, o Avenida não tratou de ficar apenas marcando e se impôs desde o início. A primeira chegada foi do Periquito os 8 minutos. Pela esquerda, Hyantony tocou para Márcio Reis, que chutou forte, obrigando uma boa defesa de Vanderlei. O Lajeadense insistia em jogadas pelo meio, mas esbarrava na marcação forte da equipe visitante. Bem postado no sistema defensivo, o time alviverde não cedia espaços e ainda conseguia explorar os contrra-ataques pelas laterais. 

Aos 22, o Avenida investiu novamente e quase abriu o placar. Maurício ficou com a sobra da zaga e chutou cruzado. Vanderlei espalmou para escanteio, evitando que o Periquito largasse em vantagem. Os donos da casa não tinham produção ofensiva. Tanto que o goleiro Rodrigo não era exigido.

Publicidade

As oportunidades anteriores da equipe de Fabiano Daitx indicavam que o gol era uma questão de tempo. E foi o que aconteceu aos 34 minutos. A bola sobrou na grande área para Hyantony, que fuzilou de perna direita, dessa vez sem chances para Vanderlei – 1 a 0. Foi o 13º gol do artilheiro isolado da Divisão de Acesso.

Além da chuva, as equipes enfrentaram outro obstáculo: o barro, especialmente no lado direito do ataque do Periquito. Aos 46, Hyantony acionou William Ribeiro pela esquerda. Ele avançou em velocidade e chutou, de canhota, para defesa de Vanderlei. Depois de fazer um grande primeiro tempo, o Avenida foi para o vestiário com uma vantagem maiúscula. O time de Santa Cruz do Sul só não terminou a etapa inicial com um escore mais elástico porque Vanderlei teve grande destaque.

SEGUNDO TEMPO: 
O Lajeadense voltou com uma mudança no intervalo: o volante Darlan entrou no lugar de Marquinhos para reforçar o meio-campo. No lado do Periquito, Reinaldo substituiu William Ribeiro, que sentiu dores nas costelas. Se a situação já era boa, ela melhorou para o Avenida logo aos 3 minutos. Pela direita, Moisés Baiano cobrou falta. No bate-rebate, Reinaldo deu um leve toque para Márcio Reis, que bateu de chapa – 2 a 0 para delírio da torcida presente na Arena Alviazul.

Publicidade

Aos 13 minutos, Fabiano Daitx promoveu a segunda alteração, colocando Thiago Bocão na vaga de Itaqui, que já tinha cartão amarelo e também voltou a sentir um desconforto muscular na coxa direita. O Lajeadense não encontrava forças para esboçar uma reação, enquanto o Periquito mantinha uma boa postura defensiva. Por conta da chuva, o campo pesado não proporcionava chances efetivas para os dois lados.

Com o resultado a favor, o Avenida buscava valorizar a posse de bola, mas não abdicava do ataque. Aos 26, Márcio Reis recebeu e finalizou fraco nas mãos de Vanderlei. Quatro minutos depois, Reinaldo arriscou de longe e Vanderlei defendeu em dois tempos. A maior oportunidade do Lajeadense em toda a partida ocorreu aos 37. Flávio Torres encontrou Dudu, que bateu e Rogélio salvou em cima da linha. No minuto seguinte, Márcio Reis saiu para a entrada de Paulinho Simionato.

O time alviazul partiu para o tudo ou nada e descontou aos 44 minutos. Rogélio tentou cortar de bicicleta e atingiu Flávio Torres na grande área. O árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti. Na cobrança, Anderson Ijuí soltou uma bomba no ângulo direito de Rodrigo – 2 a 1 e o Lajeadense passou a pressionar nos minutos finais, mas o Avenida se segurou e obteve a vitória, que o deixou muito próximo de retornar à elite do Gauchão.

Publicidade

GAÚCHO SÉRIE A2 – SEMIFINAL – JOGO 1
LAJEADENSE 1 a 2 AVENIDA

Data e horário: 31 de maio, quarta-feira, 20 horas
Local: Arena Alviazul, em Lajeado
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Cartões amarelos: Germano e Mano (Lajeadense); Rodrigo, Itaqui e Toto (Avenida)
Gols: Avenida – Hyantony (34/1ºT), Márcio Reis (3/2ºT); Lajeadense – Anderson Ijuí (44/2ºT)

LAJEADENSE
Vanderlei; Mano, Danilo Mendes, Basso e Kaiser; Índio (Padú), Germano, Saldanha (Anderson Ijuí) e Marquinhos (Darlan); Dudu e Flávio Torres
Técnico: Rodrigo Bandeira

Publicidade

AVENIDA
Rodrigo; Itaqui (Thiago Bocão), Rogélio, Valença e Roger; Toto, Márcio Reis (Paulinho Simionato), Moisés Baiano, Maurício e William Ribeiro (Reinaldo); Hyantony
Técnico: Fabiano Daitx

roberto_patta

Share
Published by
roberto_patta

This website uses cookies.