O trecho do túnel verde da Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul, tem mais um concorrente para o título de rua mais bonita do Brasil. Em Porto Alegre existe a Rua Gonçalo de Carvalho, na divisa dos bairros Independência e Floresta, apelidada como a “rua mais bonita do mundo” e decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em junho de 2006. Já em Foz do Iguaçu, famosa por abrigar as cataratas, também há um trecho na cidade que é atração turística pela arborização e já foi até palco de casamento. A Avenida Pedro Basso (foto) fica na área central da cidade, paralela à Avenida Paraná.
LEIA TAMBÉM: Grupo técnico começa a debater as ações de proteção ao Cinturão Verde
A via tem cerca de 2 quilômetros. Em 500 metros, há um túnel verde formado por 151 árvores de 11 espécies – com alturas entre 30 e 40 metros –, com destaque para tipuanas (98 árvores) e alfeneiros (43), plantadas em 1977. Há também representantes de canafístulas, flamboyant, ipê-roxo, leucena, louro-pardo, sapuvinha, seriguela, sete-copas e sibipiruna. Mas, a exemplo de Santa Cruz do Sul, existe polêmica sobre a preservação das plantas.
Publicidade
A avenida é o centro de debate sobre o corte de algumas árvores, anunciado em 2022 pela diretoria de arborização do município após análise técnica. A repercussão do caso levou o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular a pedir oficialmente à Fundação Cultural do município o tombamento da via como patrimônio natural e paisagístico. Entre a população houve a criação de um abaixo-assinado online, contrário à retirada de árvores.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade