O Avenida foi derrotado pelo Veranópolis por 2 a 1 nesta quinta-feira, 11, no Estádio Antônio David Farina. Glauber e Afonso marcaram para o time da casa e Gabriel descontou para o Periquito. Márcio Tinga desperdiçou uma penalidade no último lance da partida. Na próxima rodada, o Avenida enfrenta o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A partida será na segunda-feira, 16, às 20h30. O Veranópolis encara o Passo Fundo no Vermelhão da Serra no domingo, 15, às 19 horas. O Avenida segue em 15º lugar na tabela, com oito pontos. O Veranópolis é o 12º com 12. O atacante Paulinho Simionato recebeu o terceiro cartão amarelo em cumprirá suspensão em Caxias do Sul.
Após a derrota para o Passo Fundo em casa, o técnico Alfinete decidiu implementar mudanças na escalação da equipe. Todos os setores foram modificados, em uma tentativa de renovar a postura, principalmente com a necessidade de vencer para deixar a zona de rebaixamento. Seria uma formação com três volantes, para tentar neutralizar as ações ofensivas do rival com maior eficiência. O Veranópolis, também atrás de uma vitória para se afastar das últimas posições, mantinha dois jogos de invencibilidade e sonhava em repetir a atuação da 5ª rodada, quando venceu o Grêmio na Arena.
O Periquito foi para cima do Veranópolis e logo aos dois minutos teve a primeira chance de gol do jogo. Miro Bahia tramou com Gabriel e Elias pelo lado direito e dentro da área finalizou sobre a meta. Logo em seguida, Ramos investiu em jogada individual sobre Glauber e cruzou para o miolo da área pentacolor, mas Miro não alcançou a bola. Os donos da casa então resolveram se lançar ao campo ofensivo e chegaram ao gol aos seis. Em cobrança de escanteio, Léo Korte desviou de cabeça e Glauber cutucou para a rede.
Publicidade
O Veranópolis cresceu no jogo, tomando conta do meio-campo. Isso deixou Alfinete insatisfeito e o técnico avenidense mandou os reservas com pouco mais de 10 minutos de bola rolando. O Veranópolis passou a explorar principalmente o seu lado direito de ataque e com perigo, enquanto o Periquito diminuiu a força ofensiva em função de erros de passes. Quando Wellington falhou e perdeu a bola no centro do gramado aos 20, Alfinete mexeu no time, trocando o volante por Márcio Tinga.
A equipe de Santa Cruz pouco ameaçava no seu ataque, onde o principal destaque eram as esporádicas escapadas do estreante Gabriel. O Veranópolis, por sua vez, seguiu procurando atacar pelos lados do campo e na expectativa de aproveitar os buracos na defesa alviverde. Aos 40, Luciano Amaral deixou Túlio Renan em condições de marcar o segundo gol dos locais, mas o atacante foi barrado pelo lateral Paulinho Araújo no momento da conclusão, salvando o Avenida de ir para o intervalo com o prejuízo ainda maior.
Os jogadores do Avenida, é claro, foram para o vestiário lamentando o resultado parcial, mas acreditando numa virada. “Foi um jogo intenso e de início pegado de duas equipes que estão tentando sair daquela situação incômoda, mas infelizmente nós pecamos de novo e estamos sofrendo. Vamos ver se voltamos e conseguimos reverter esse placar”, sintetizou o meia Miro Bahia.
Publicidade
E a equipe alviverde voltou disposta a modificar o panorama do jogo e empatou aos cinco minutos do segundo tempo. Paulinho Araújo fez belo passe de trivela para Miro Bahia, que ameaçou o chute de direita e usou o pé canhoto para encontrar Gabriel na marca penal a fim de igualar o escore. Alfinete teve de mexer no time logo após porque Jonata Escobar sofreu falta dura e deu lugar a Maurício. A virada avenidense chegou perto em cobrança de falta por Miro Bahia aos 10, mas o meia errou alvo.
O goleiro Alexandre Villa passou trabalho nos cinco minutos seguintes, quando segurou as tentativas do Veranópolis em cobranças de uma falta e de dois escanteios, um deles em que Luciano Amaral tentou o gol olímpico. O Avenida não se intimidou e manteve o equilíbrio no duelo na segunda etapa. O dono da casa teve excelente oportunidade aos 24 com o zagueiro Léo Dagostini, que cabeceou rente ao travessão do visitante.
Publicidade
Aos poucos, os dois times foram demonstrando sinais de cansaço e a produção de lado a lado diminuiu, as finalizações já não tiveram tanto perigo mesmo com pressão um pouco maior do VEC. Marcão substituiu Simionato aos 45 no Periquito, quase junto com a ducha de água fria. Com 5 minutos adicionais concedidos pelo árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, o Veranópolis arrancou a vitória no sufoco e na falta cobrada com perfeição por Afonso aos 47 – 2 a 1. O Avenida ainda teve uma penalidade a seu favor aos 51, mas Márcio Tinga desperdiçou a chance do empate ao bater para defesa de Matheus. O diretor de Futebol do Periquito, Guilherme Eich, discutiu com Alfinete e Tinga na saída para o vestiário.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2015 – 10ª RODADA
VERANÓPOLIS 2 x 1 AVENIDA
Publicidade
Data: 11/03/2015
Local: Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis
Horário: 20h30
Árbitro: Jean Pierre Lima
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor e André da Silva Bitencourt
Cartões amarelos: Glauber, Erik e Jadson (Veranópolis); Miro Bahia e Paulinho Simionato (Avenida)
Gols: Glauber (Veranópolis) – 6min/1º, Gabriel (Avenida) – 5min/2º e Afonso (Veranópolis) – 47min/2º
VERANÓPOLIS: Matheus; Afonso, Léo Dagostini, Jadson e Glauber; Marcos Rogério (Felipe Guedes), Eduardinho e Luciano Amaral (Paulo Vitor); Túlio Renan (Rafael Mineiro), David Dener e Erik
Técnico: Julinho Camargo
AVENIDA: Alexandre Villa; Elias, Léo Korte, Altair e Paulinho Araújo; Jonata Escobar (Maurício), Wellington (Márcio Tinga), Ramos e Miro Bahia; Gabriel e Paulinho Simionato (Marcão)
Técnico: Alfinete
Publicidade
This website uses cookies.