A ordem no Avenida é emendar uma sequência de vitórias nos quatro jogos que terá para fechar a segunda fase da Série A2 do Campeonato Gaúcho e conquistar uma vaga no quadrangular final, que apontará o campeão e dono do acesso à elite em 2017. E, na tarde deste domingo, 22, nos Eucaliptos, o Periquito conseguiu a primeira dessas vitórias ao bater o São Gabriel por 3 a 2.
O resultado colocou o Avenida na terceira posição do Grupo C, com cinco pontos, três atrás do Pelotas, que é o segundo e tem um jogo a menos. O líder da chave é o Brasil de Farroupilha,que bateu o Guarani por 1 a 0 em Venâncio Aires também na tarde deste domingo. O Índio caiu para o quarto lugar, com quatro pontos e o São Gabriel, agora na lanterna com dois, não tem mais chance de classificação.
O Avenida folgará na sétima rodada, no meio da semana, e vai ficar de olho nos dois jogos da chave. Torcerá por Brasil em Farroupilha contra o Pelotas na quarta-feira, 25, e pelo São Gabriel diante do Guarani na Campanha. O próximo compromisso do Periquito será no domingo, 29, às 15h30, contra o Pelotas na Boca do Lobo.
Publicidade
Goleada alviverde no primeiro tempo
O São Gabriel iniciou o jogo como se fosse o dono da casa e foi mais incisivo nos primeiros 15 minutos. O goleiro Vanderlei teve trabalho aos 7 na tentativa de Felipe Tchelé e mandou a bola a escanteio. Aos 14, Flávio Torres cabeceou no travessão.
O Avenida, então, reagiu à pressão do adversário e foi mais efetivo na sua melhor chegada ao ataque aos 20 minutos. Lima fez grande jogada, com direito a chapéu no adversário, e Cidinho finalizou para abri o placar – 1 a 0. O São Gabriel correu atrás do prejuízo e seu deu mal, abrindo mais espaços na sua defesa.
Alexandre tramou com Rafael Tavares aos 39 minutos e recebeu bom passe do meia para ingressar na área e ampliar o escore – 2 a 0. Apenas três minutos depois, o Periquito voltou a envolver a defesa gabrielense e Cidinho, com nova assistência de Tavares, deu um toque por cima de Anderson para fazer 3 a 0.
Publicidade
Sustos no Periquito no segundo tempo
Com pouco mais de dez minutos no segundo tempo, o técnico Gelson Conte foi obrigado a queimar todas as alterações no São Gabriel. Marquinhos voltou do vestiário no lugar de Mancha no meio-campo. Aos 12 minutos, atacante Bahia, que já havia ingressado no lugar do lateral-direito Luís Felipe no primeiro período por motivo de lesão, também acusou problema muscular e saiu para a entrada do ala Thomas. Felipe Tchelé deixou o lado do campo e voltou a compor o ataque.
O Avenida seguiu cadenciado o seu ritmo, enquanto o São Gabriel corria sem organização para tentar diminuir a diferença. Lucas, em cobrança de falta aos 13 minutos, e Léo Kanu, após cruzamento de Rafael Tavares aos 17, tiveram boas chances para ampliar o placar, mas erraram o alvo. Com o volante Wellington no lugar do meia Alexandre e o atacante Fogaça na do volante Lucas, Fabiano Daitx deu um descanso aos seus titulares e procurou manter a estabilidade do time alviverde.
A equipe visitante teve uma boa chance aos 28, mas o petardo disparado por Edinei encontrou boa defesa de Vanderlei, que cedeu o escanteio. Na sequência, o Avenida contragolpeou e Marquinhos se antecipou a Rafael Tavares para evitar o quarto gol do time da casa. Também no contra-ataque, enfim, o São Gabriel conseguiu mexer no seu lado do placar aos 30. Vanderlei deixou a área para cortar o avanço de cabeça, errou o bote e a bola se apresentou para Flávio Torres empurrar para a rede – 3 a 1.
Publicidade
Edinei teve a chance de encurtar ainda mais a diferença aos 32, mas não foi eficaz na finalização. O São Gabriel passou a jogar praticamente com um homem a menos em campo, pois Marquinhos também acusou problema muscular e não tinha mais como ser substituído. Ainda assim, Flávio Torres fez mais um aos 36 minutos, finalizando de cabeça o cruzamento de Thomas da direita. Aos 45, Torres soltou a bomba e Vanderlei só acompanhou a bola passar para fora, mas com perigo.
GAÚCHO SÉRIE A2 – 2ª FASE – 6ª RODADA
AVENIDA 3 a 2 SÃO GABRIEL
Data e hora: 22 de maio, domingo, 15h30
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul
Árbitro: Anderson Farias
Cartões amarelos: Márcio Nunes, Lucas e Wellington (Avenida); Márcio Reis, Marquinhos e Thomas (São Gabriel)
Gols: Avenida – Cidinho (20 e 42/1ºT) e Alexandre (39/1ºT); São Gabriel – Flávio Torres (30 e 36/2ºT)
Publicidade
AVENIDA
Vanderlei; Jocenir, Léo Kanu, Márcio Nunes e Roger; Geison, Lucas (Fogaça), Rafael Tavares e Alexandre (Wellington); Cidinho e Lima
Técnico: Fabiano Daitx
SÃO GABRIEL
Anderson; Luís Felipe (Bahia, depois Thomas), Valdemar, Rogério e Diego Rocha; Amaral, Mancha (Marquinhos), Márcio Reis e Edinei; Felipe Tchelé e Flávio Torres
Técnico: Gelson Conte
Publicidade