Começar um torneio curto pontuando fora de casa é sempre importante. E o Avenida começou o Campeonato Gaúcho trazendo de Veranópolis um pontinho na conta. Num jogo equilibrado, onde os donos da casa tiveram as chances mais perigosas de gol, o Periquito estreou na competição com um empate em 1 a 1 na noite deste sábado, 19, no Estádio Antônio David Farina. O tabu de nunca vencer o time pentacolor, entretanto, se mantém.
Marcos Paraná foi o autor do primeiro gol do Avenida em jogos oficiais na temporada mais importante de sua história, com participações inéditas na Copa do Brasil e Série D do Brasileirão. Enquanto estas competições não iniciam, o foco do Periquito é o Gauchão. E o próximo desafio é contra o Brasil de Pelotas, às 20h30 de terça-feira, 22, nos Eucaliptos.
Depois de uma pré-temporada com altos e baixos e um desempenho interessante, com a manutenção do padrão de jogo que deu certo em 2018, o Avenida entrou em campo com força máxima para a estreia diante do Veranópolis. O último reforço a desembarcar em Santa Cruz do Sul, o atacante Cleverson não foi relacionado. Ele só deve ter condições de jogo na terceira rodada, quando o Periquito encara o Caxias, no Centenário.
Publicidade
1º tempo
Foi um primeiro tempo bem agitado no Estádio Antônio David Farina. Tanto que a etapa não terminou com 45 e sim com 52 minutos. Sinal de que Veranópolis e Avenida protagonizaram um jogo típico de Gauchão: muito pegado, com faltas, cartões, reclamações e gols. E apesar de estar longe de seus domínios, o Periquito começou a partida melhor. Foram três escanteios nos minutos iniciais, onde o time tentou fazer valer sua força na bola aérea.
Publicidade
A primeira chance de gol com maior perigo, entretanto, foi do Veranópolis, aos 10 minutos. Após cruzamento de Juninho, Juba completou de cabeça e a bola saiu por cima do gol. A resposta do Avenida veio três minutos depois, e foi fatal. Ex-jogador do time pentacolor, Marcos Paraná fez bela jogada individual pela direita, driblou duas vezes o marcador adversário e soltou a bomba, quase sem ângulo. Um golaço do atacante, abrindo o placar para o Periquito.
Publicidade
Marcando bem a saída de bola do Veranópolis, o Avenida controlava bem o jogo e, quando buscava o ataque, era constantemente parado com faltas. Só que, em um lance muito contestado por jogadores e comissão técnica, Maurício cometeu pênalti, aos 39 minutos. Juba bateu e deixou tudo igual no Antônio David Farina. Um membro da comissão técnica ficou na bronca com a arbitragem e acabou expulso. Seguindo o regulamento, Fabiano Daitx também deixou a casamata mais cedo.
2º tempo
A etapa final começou com o Veranópolis disposto a virar o jogo. Isso quase aconteceu logo aos dois minutos, quando Juba finalizou e acertou a trave de Andrey, desperdiçando uma chance de ouro para os donos da casa. O Avenida, pouco a pouco, foi entrando no jogo e tentou voltar à frente no placar aos 9 minutos, mas o chute forte de Tito, após boa jogada, não assustou o goleiro adversário.
Publicidade
Equilibrado, o jogo seguia em aberto. O Veranópolis arriscava, principalmente, em chutes de longa e média distância, enquanto o Avenida esperava o momento certo para encaixar um contra-ataque. Com Alexandre e Mateus, o time ganhou gás novo no ataque. Aos 29 minutos, em contra-ataque puxado por Jô, Mateus cruzou e Reynaldo afastou. A bola voltou para Jô, que chutou desviado e a bola foi para escanteio.
Publicidade
As mudanças feitas por Sananduva também melhoraram o Veranópolis, que se lançou ao ataque em busca dos três pontos. Aos 33 minutos, Macena subiu livre e cabeceou para fora, mas o jogador estava em posição irregular. A melhor chance veio aos 39 minutos. Após confusão dentro da área, Carlinhos afastou mal e Geninho pegou a sobra, soltando um foguete, que explodiu no travessão. Nos acréscimos, Andrey ainda fez uma defesa importante após cabeçada de Patrick.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 2019 – 1ª RODADA
VERANÓPOLIS 1×1 AVENIDA
Local: Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis (RS)
Data: 19 de janeiro de 2019, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Arbitragem: Eder Zanella, com Maurício Coelho Penna e Claiton Timm
Gols: Marcos Paraná (Avenida) – 13 min/1ºT; Juba (Veranópolis) – 40 min/1ºT
Cartões amarelos: Jadson, Taiberson, Everton Dias (Veranópolis); Jô, Tito, Marcos Paraná, Maurício e Carlinhos (Avenida)
VERANÓPOLIS
Reynaldo; Negretti, Geninho e Jadson; Kaio, Everton Dias, Lito e Juninho (Talles Cunha); Juba, Macena (Patrick) e Taiberson (Túlio Renan)
Técnico: Sananduva
AVENIDA
Andrey; Felipe Cordeiro, Luís Henrique, Claudinho e Roger; Jô, Carlinhos, Tito (Mateus), Marcos Paraná (Alexandre) e Maurício; Flávio Torres (Welder)
Técnico: Fabiano Daitx