Cancelada no ano passado por causa da pandemia de Covid-19, a Série A2 do Campeonato Gaúcho começou nesse sábado, 14. Integrante do grupo B, o Avenida estreia no domingo, 15, contra o São Paulo, às 15 horas, no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. Com experiência na competição, em que conquistou três acessos nos últimos dez anos, o Periquito busca novamente retorno à elite na próxima temporada. A chave conta ainda com Guarani de Venâncio Aires; Lajeadense, Internacional de Santa Maria; São Gabriel; Grêmio Bagé e Guarany de Bagé.
Será o duelo entre os técnicos Márcio Nunes, que comanda a equipe alviverde pela primeira vez, e China Balbino, que trabalhou no clube santa-cruzense em 2019. “Conheço bem o São Paulo, foi onde comecei minha carreira como treinador em 2017, salvando o time do rebaixamento, depois tendo continuidade lá na Série D do Brasileiro. Hoje a gente consegue se abastecer de muita informação, material de vídeo, quase todas as comissões técnicas têm analista de desempenho (o do Avenida é Eduardo Raupp), que faz essa coleta para analisar o adversário. Tanto eu quanto o China conhecemos os atletas que rodam na aldeia, sabemos quem é quem. Estamos preparados para qualquer situação”, comentou Nunes.
LEIA TAMBÉM: Grêmio sofre gol no final e perde para o São Paulo
Publicidade
Conforme o comandante do Periquito, a Divisão de Acesso promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos. Isso porque cada equipe pôde inscrever até oito jogadores oriundos de primeira divisão. O principal desafio é garantir entrosamento o mais rápido possível. “Alguns dos nossos atletas pararam no ano passado, quando teve a pandemia, e não atuaram em mais nenhuma equipe. Outros vieram de times até pouco tempo em atividade. Temos um elenco qualificado, maduro e muitos deles conhecem a competição. Sabemos que o nível deste ano será alto, mas estamos focados”, afirmou o treinador, que considera o 4-2-3-1 o esquema ideal de jogo.
No ano passado, a rodada de abertura foi a mesma de agora e houve empate por 1 a 1. Em sua segunda participação no certame, o atacante Henrique Ávila, 29 anos, uma das caras novas, espera subir com o Avenida, assim como fez há dois anos, quando defendeu o Ypiranga de Erechim. “É uma competição bem diferente da primeira divisão do Gauchão. Para chegar ao acesso é preciso ter mais pegada, batalha e evitar ao máximo os erros. Muitas vezes os campos não têm as melhores condições, mas leva a vantagem aquele que se adapta mais rapidamente, e nós estamos preparados para isso”, garantiu.
O Avenida realizou três jogos-treinos durante a pré-temporada. No primeiro, perdeu de 1 a 0 para o time de transição do Grêmio no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Depois, fez duas partidas contra o Igrejinha – empatou sem gols fora e foi derrotado por 1 a 0 nos Eucaliptos.
Publicidade
Com 15 cidades contempladas, a Série A2 do Campeonato Gaúcho preenche praticamente todo o mapa do Rio Grande do Sul. A partir da soma das populações de cada município, pelo menos 1,5 milhão de pessoas poderão ser impactadas pela competição. Bagé é a única cidade com dois representantes, os rivais Grêmio Bagé e Guarany.
A primeira rodada teve quatro jogos no sábado, todos pelo grupo A: Igrejinha 0 x 2 Brasil-FAR; Glória 0 x 1 Tupi; Veranópolis 2 x 1 União Frederiquense e Cruzeiro 1 x 1 Passo Fundo. Neste domingo, além de São Paulo-RG x Avenida, a chave B terá Internacional-SM x São Gabriel, às 11 horas; Guarany-BG x Guarani-VA e Lajeadense x Grêmio Bagé, os dois últimos começando a partir das 15 horas.
Os 16 clubes estão divididos em dois grupos com oito equipes em cada. A primeira fase será disputada em turno e returno, classificando-se os quatro melhores de cada chave para as quartas de final.
Publicidade
A partir dessa etapa, os confrontos serão em mata-mata de ida e volta, prosseguindo assim na semifinal e na final. O campeão e o vice-campeão sobem para o Gauchão Série A 2022. Já os piores colocados de cada grupo da fase inicial serão rebaixados para a Série B, a antiga Terceirona.
Local: Aldo Dapuzzo – Rio Grande
SÃO PAULO-RG
Ramon; Matheus Ferreira, Lucão, Gabriel Peres e Luiz; Benhur, Matheus Guerreiro, Douglas e Emílio; Léo e Luan
Técnico: China Balbino
Publicidade
AVENIDA
Rodrigo; Moisés Baiano, Willian Gaúcho, Marcão e Geovane; Anderson Feijão ou Renan Paulino e Toto; Laion, Tito e Dandan; Vinícius
Técnico: Márcio Nunes
Arbitragem: Jeferson Custódio Moraes, com Luís Paulo Duarte Rodrigues e Douglas Vidarte
Rádio: Gazeta FM 107.9
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: FGF TV (mediante cadastro gratuito nesta primeira rodada. Depois, será pago)
LEIA TAMBÉM: Avenida moderniza gestão e experiência do torcedor com a tecnologia Imply
Publicidade
This website uses cookies.