Santa Cruz do Sul

Avançam os preparativos para o Carnaval em Santa Cruz; veja a temática de cada escola

Faltando menos de um mês para o início da folia, Prefeitura e entidades estão em meio aos preparativos para garantir que tudo saia conforme o planejado no Carnaval 2024. O calendário de eventos será extenso no município e começará com o já tradicional Bailinho da Borges, marcado para o dia 3 de fevereiro. O desfile das escolas de samba também está confirmado e será realizado na Rua Marechal Floriano no dia 17 de fevereiro, com participação de Acadêmicos do União, Imperatriz do Sol, Império da Zona Norte, Imperadores do Ritmo e Unidos de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Quando vai ser o Carnaval em 2024? Entenda como é definida a data

Segundo o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul (Aecscs), Cristiano Calixto, que também é presidente da Imperatriz do Sol, a instituição está implantando um novo modelo de Carnaval no município. A primeira iniciativa foi reunir as escolas, que estavam dispersas, e recuperar junto à comunidade o interesse pela festa. Ele adiantou que há negociações para que as escolas tenham no mínimo um carro alegórico e haverá jurados e premiação para as três primeiras colocadas.

Publicidade

Já sobre o Bailinho da Borges, um dos organizadores do evento, Rafael Tombini, concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã de quinta-feira. Segundo ele, os preparativos estão “a mil” e exigem dedicação 24 horas por dia, mas tudo está dentro da normalidade. Ao falar sobre novidades, Tombini revelou que alguns ajustes pontuais precisaram ser feitos. Um deles é a existência de dois palcos, um no lugar tradicional, na esquina da Rua Borges de Medeiros com a Rua Marechal Deodoro, e outro, novo, nas escadarias do Palacinho, na Praça da Bandeira.

Bailinho da Borges pretende superar as 30 mil pessoas registradas na edição de 2023 | Foto: Albus Produtora

Entre os shows já confirmados estão a banda de Edinho Nascimento e a N’Band, de Neuri Putz-ke. “Ainda estamos na expectativa pela Banda Bébe, que é um conjunto de sopro e percussão de Rio Pardo”, adiantou. Haverá ainda um cortejo da Praça da Bandeira até o palco principal, com participação da corte do Carnaval e de blocos. O início está marcado para as 17 horas e o término para 1 hora da madrugada. Em 2023, conforme a estimativa da Brigada Militar, o bailinho reuniu cerca de 30 mil pessoas e a expectativa é de que esse número seja superado em 2024.

LEIA TAMBÉM: “Consolidou Santa Cruz como um dos grandes polos de Carnaval de rua”, diz organizador sobre Bailinho da Borges

Publicidade

Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, o trabalho junto às escolas ocorre desde o segundo semestre do ano passado. Ele lembra que a Câmara de Vereadores aprovou um repasse de R$ 300 mil da Prefeitura para as instituições. Desse montante, R$ 150 mil já haviam sido repassados em 2023 para facilitar a organização, e o restante será liberado até o fim deste mês. A responsabilidade pela divisão é da Aecscs.

Corá adianta que será um evento ainda mais alegre e encantador para crianças e adultos. Ele lembra que, além do bailinho, o Santa Folia 2024 terá programação em três sábados consecutivos, com trio elétrico passando pela Marechal Floriano no dia 10 de fevereiro, bem ao estilo Carnaval de Salvador, e o desfile das escolas no dia 17. “No mês do Carnaval, a cidade vai viver essa folia. O Santa Folia é para todos que curtem a festa mais famosa e popular do País.”

Colaborou Ronaldo Falkenback

Publicidade

Veja a temática de cada escola de samba

Acadêmicos do União – Com o trabalho coordenado pelo carnavalesco Gerônimo Mendes, a Acadêmicos do União terá como enredo “Do pecado original à redenção no Carnaval”. A escola vai levar à Marechal Floriano uma viagem pelos sete pecados capitais, com alas retratando luxúria, gula, avareza, ira, inveja, preguiça e soberba. Tudo isso de uma maneira animada e descontraída, como pede o Carnaval. Segundo a vice-presidente Cíntia Luz, o grande objetivo é levar cultura, alegria e samba. “As expectativas são as melhores possíveis, e esperamos fazer um Carnaval do tamanho que a comunidade quer e merece.”

Império da Zona Norte – A Império da Zona Norte terá como temática o bicentenário da imigração germânica no Brasil, que será comemorado em 25 de julho de 2024. O enredo é “A chegada de um povo trabalhador, seus costumes, fé e alegria nessas terras”. O samba-enredo foi gravado na quarta-feira e os desfiles começaram na sexta, em frente ao Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. De acordo com a presidente Marli Câmara, a escola buscou novas pessoas para compor as alas. “Estamos renovando e buscando integrantes na comunidade santa-cruzense, valorizando nossa cidade e os seus cidadãos.”

Imperatriz do Sol – O futebol de várzea será o tema da Imperatriz do Sol, com um samba-enredo em homenagem à Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). Conforme o presidente Cristiano Calixto, o objetivo é contar a história da entidade e de clubes e atletas. “Estamos preparando um Carnaval muito lindo para a comunidade, cheio de brilho e cores.” Ele ressalta a importância da retomada dos desfiles na Marechal Floriano para aproximar e inserir a população no espírito do Carnaval.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz elege corte do Carnaval 2024

Unidos de Santa Cruz – Sob a batuta do carnavalesco e cenógrafo Sérgio Ávila, a Unidos de Santa Cruz levará às ruas o tema “A magia do Baobá, a árvore da vida e sua ancestralidade”. Conforme a presidente Fernanda Cristina dos Santos, a escola trabalha com materiais alternativos devido ao alto custo dos artefatos de Carnaval. “O Sérgio é um gênio criativo, montamos um grupo e estamos confeccionando conforme as orientações dele”, detalha. Os ensaios começaram na sexta-feira e também serão dentro do Parque da Oktoberfest, ao lado da Bierhaus

Imperadores do Ritmo – “Um levante vermelho e branco” é o tema da Imperadores do Ritmo, que retratará o movimento sindical no Brasil e terá como gancho atos de coragem que marcaram a formação e história do País. Os setores representarão o período das grandes navegações, formação do Brasil, heróis que mudaram o curso da história e a luta dos trabalhadores por direitos. “Vamos finalizar o desfile com uma grande homenagem ao movimento sindical e para aqueles que tiveram a coragem de ir às ruas lutar por seus ideais”, diz o presidente Edinei Martins.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.