Quem passa pelo centro de Venâncio Aires nota uma movimentação diferente na Matriz São Sebastião Mártir. Isso porque uma equipe atua desde o mês passado na limpeza da superfície externa do templo católico. Sete pessoas, em formato de rodízio, estão realizando a ação com equipamentos específicos para trabalho em altura, utilizando técnicas de alpinismo industrial, que inclui rapel, ascensão por corda e resgate. A previsão é de que o grupo finalize a limpeza em até quatro meses, a depender do tempo. “Isso vai variar de acordo com o tempo, se chover muito pode acontecer de atrasar alguns dias”, explica um dos sócios da empresa, Arcênio Kist.
LEIA TAMBÉM: Telhado novo para a igreja matriz de Venâncio Aires
Segundo Arcênio, o grupo realiza apenas a lavagem, isso porque a igreja não foi coberta com uma tinta “comum”, na pintura é utilizado um material que traz a sensação de areia na superfície. Por isso, com a limpeza feita através de equipamentos, a camada suja é removida e a textura fica com aspecto de novo. A Igreja de Venâncio Aires foi finalizada em 1929, entre os anos de 1999 e 2000 foi realizada a restauração e aplicação da textura sendo ali, o último período em que foi limpa.
Publicidade
A ação de remoção da sujeira é relativamente simples, o grupo utiliza cloro e lava a jato. No entanto, o que diferencia o trabalho é a praticidade e segurança, considerando que se fosse realizada, por exemplo, com andaimes, poderia acontecer estragos no jardim que circunda a igreja, havendo necessidade de reparação posterior. Já as ferramentas e apetrechos utilizados individualmente para altura suportam até 1,5 toneladas, além dos equipamentos de proteção individual (EPI). A área ao redor da igreja está isolada, para evitar o fluxo de pessoas no local.
Conforme o Presidente do Conselho de Administração da Paróquia São Sebastião Mártir, Fernando Heissler, a ação é marcante pelo fato de que a Igreja é um importante cartão-postal do município. Além disso, conforme pesquisa feita pela gestão, o recomendado por um engenheiro é que a limpeza seja feita a cada cinco anos, para manter bom aspecto, evitar o ataque de fungos e degradação através da poluição do ar. O valor de investimento estimado é de cerca de R$ 150 mil.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!