Autoteste para Covid-19 é aprovado pela Anvisa; saiba como funciona

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o primeiro registro de um autoteste para Covid-19 no Brasil na última semana. O produto é o “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. O produto aprovado usa um swab nasal (uma espécie de cotonete) e dá o resultado após 15 minutos.

Segundo a agência, a avaliação do pedido da CPMH levou 16 dias, incluindo quatro dias utilizados pela empresa solicitante para atender a exigências técnicas feitas pela agência. A Anvisa recebeu 68 pedidos de registros de autotestes e dez foram reprovados.

LEIA MAIS: Anvisa determina recolhimento de autoteste de Covid-19

Publicidade

As farmácias consultadas em Santa Cruz do Sul ainda não conseguem estimar o prazo para que os autotestes estejam à venda, nem o preço e o volume de cada lote.

Para o infectologista Marcelo Carneiro, o autoteste é importante para o diagnóstico precoce. “A pessoa fica em isolamento domiciliar, assim que é detectado o caso positivo, sem precisar sair de casa. Isso diminui o contágio”, aponta.

Carneiro salienta a necessidade de cuidados, como os testes negativos falsos. “Muitas vezes ocorrem pela coleta inadequada e por ser muito precoce em relação à contaminação”, explica.

Publicidade

O que fazer se o autoteste der positivo

Se uma pessoa tiver o resultado positivo para Covid-19 ao se testar, ela deve se isolar imediatamente, mesmo se não apresentar sintomas. Além disso, é recomendado pela Anvisa usar máscara e avisar as pessoas com quem teve contato recente. Como os autotestes podem dar resultados errados (falso positivo ou falso negativo), é importante procurar um exame de diagnóstico para confirmar o resultado positivo.

LEIA MAIS: Que tipo de teste devo fazer para saber se estou com Covid-19? Especialista explica

Como o autoteste possui limitações quanto à eficácia, em caso de resultado negativo a orientação da Anvisa é que se não houver sintomas a pessoa deve manter as medidas de prevenção. Se os sintomas aparecerem, deve realizar um novo autoteste ou um exame de diagnóstico.

Publicidade

Como em qualquer medicamento ou procedimento médico, pode haver eventos adversos. A pessoa que teve a reação deve comunicá-la pelo serviço de atendimento ao consumidor do fabricante ou fazer a notificação diretamente no site da Anvisa.

Saiba mais sobre o autoteste para Covid-19

Como é o autoteste de Covid-19?

O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum. O chamado “teste de antígeno” é capaz de identificar o antígeno viral, que é uma estrutura do vírus que faz com que o corpo produza uma resposta imunológica contra ele – os anticorpos.
De acordo com a Anvisa, é indicado utilizar o autoteste “entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo”.

LEIA MAIS: Ministro da Saúde diz que autotestes não serão distribuídos pelo SUS

Publicidade

O autoteste de Covid-19 serve como comprovante em viagens e/ou atestado médico?

O autoteste não gera um laudo. Em caso de resultado positivo, a pessoa deve procurar um médico.

Quando deve ser feito o autoteste de Covid-19?

De três a sete dias após o surgimento de sintomas. É necessário uma quantidade suficiente de vírus no corpo que o teste possa detectar. Por isso, há casos em que o teste pode ser um falso negativo.

O autoteste de Covid-19 pode ser jogado no lixo?

Alguns fabricantes de autotestes recomendam que eles sejam jogados em lixo comum. O risco de contaminação a partir do autoteste é muito baixo.

Publicidade

Qual a importância do autoteste de Covid-19?

O autoteste é relevante quando temos muitos casos positivos em algum local, como está ocorrendo no Brasil. O autoteste também traz agilidade. Se a pessoa testa positivo, ela não sai de casa e avisa os familiares.

Quais os requisitos para os fabricantes?

A diretoria da Anvisa estabeleceu uma série de requisitos para os fabricantes de autotestes que entrarem com pedido de registro. As instruções para uso, guarda e descarte devem ser claras. Será preciso usar ilustrações para exemplificar as formas de aplicação e a interpretação dos resultados (se positivo, negativo ou inconclusivo).

Onde comprar autoteste de Covid-19?

Apenas farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para vender dispositivos médicos. Ao buscar um desses comércios, certifique-se de que ele possui o registro adequado para essas atividades junto à vigilância sanitária.

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.