Polícia

VÍDEO: autor de feminicídio de Heide Priebe tem pena reduzida em 10 anos


Um dos casos de feminicídio mais emblemáticos da história de Santa Cruz do Sul teve um novo desdobramento jurídico importante. Servo Tomé da Rosa, atualmente com 71 anos, condenado a uma pena de 33 anos, um mês e 20 dias de prisão por ser o autor confesso do assassinato a tiros de Heide Juçara Priebe, de 63, teve a pena reduzida pela Justiça em cerca de dez anos.

A revelação foi feita pelo defensor público Arnaldo França Quaresma Júnior ao apresentador Cristiano Silva, no podcast Papo de Polícia que foi ao ar na última terça-feira, no YouTube do Portal Gaz. O tempo final de condenação passou a 23 anos, dois meses e 27 dias. Entre outros fatos, o representante da Defensoria Pública detalhou bastidores de como foi sua participação no caso de repercussão, que aconteceu em 8 de julho de 2022 no centro de Santa Cruz.

LEIA MAIS:

Publicidade

Na data do julgamento, em 6 de julho do ano passado, os sete jurados – quatro homens e três mulheres – que formaram o conselho de sentença condenaram o réu com o máximo rigor, reconhecendo todos os crimes imputados a ele: perseguição, violação de domicílio e homicídio triplamente qualificado pelo feminicídio (fato de a vítima ser mulher), motivo torpe (término do relacionamento) e recurso que dificultou a defesa da vítima (Heide ser pega de surpresa).

LEIA TAMBÉM: AO VIVO: assista podcast com o defensor público Arnaldo França

“As qualificadoras do motivo torpe e do feminicídio têm entendimento de que as duas não podem ser acumuladas, então sustentei isso. Também alguns outros crimes ali poderiam ser absorvidos pelo delito de perseguição, e teve uma causa de aumento de pena que pedi pra diminuir”, detalhou Arnaldo, no podcast, sobre seu recurso. “É direito do acusado ter acesso ao recurso e a uma revisão da pena, então recorremos como fizemos sempre”, comentou o defensor público.

Publicidade

Arnaldo (à direita) atuou na defesa de Servo em julgamento ano passado | Foto: Albus Produtora

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.