Está atrás das grades o homem apontado como autor de dois assaltos a motoboys, ocorridos nos dias 12 e 18 de agosto, no Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul. Os casos geraram repercussão e, na época, os profissionais das entregas decidiram parar de levar encomendas na região onde os crimes aconteceram, principalmente nas imediações do antigo Bairro Harmonia.
O rapaz preso preventivamente na manhã dessa terça-feira, 3, tem 21 anos. Ele foi localizado em sua casa, na Rua Alfazema, Loteamento Residencial Viver Bem, Bairro Dona Carlota, em operação realizada pela Polícia Civil. Uma investigação da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) identificou ele e um outro jovem, de 19 anos, como os assaltantes nos dois casos.
LEIA MAIS: Autor de assaltos a motoboys é preso pela Polícia Civil
Publicidade
Conforme o delegado Alessander Zucuni Garcia, em depoimento, ambos confessaram o envolvimento nos dois assaltos. No decorrer das investigações, no dia 30 de agosto, em um mandado de busca e apreensão, os policiais civis da 2ª DP apreenderam um revólver calibre 38 na casa de um amigo do rapaz de 21 anos, no Bairro Santa Vitória, onde ele estava pernoitando após ter se desentendido com sua companheira.
“Naquela oportunidade, a apreensão da arma que pertencia ao preso desta terça robusteceu a investigação. Obtivemos mais provas contundentes da participação dos envolvidos, tanto que os dois acabaram admitindo a prática dos roubos”, comentou o delegado Alessander. O mais jovem, de 19 anos, embora tenha sido identificado como autor, não chegou a ser preso. Conforme o delegado, o rapaz de 21 anos já possuía antecedentes e estava em uma escalada criminosa.
“Entendemos por representar pela prisão preventiva deste, e o Poder Judiciário terminou acatando nosso pedido. Já o outro não tinha antecedentes e teve uma participação menor nos casos; por isso, entendi que neste momento os requisitos da preventiva estavam presentes apenas em relação ao preso desta terça. Esse fato pode mudar e o mais jovem terminar recolhido, caso apurarmos a participação deleem qualquer outro fato”, explicou o delegado Alessander.
Publicidade
LEIA MAIS: Após assaltos, motoboys decidem não entrar mais no Santa Vitória
O preso dessa terça foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. A dupla irá responder por roubo duplamente majorado, com as majorantes – dispositivos que podem ampliar a pena – de concurso de pessoas (era uma dupla) e emprego de arma de fogo. Seus nomes foram mantidos em sigilo pelas autoridades policiais.
Conhecido nos meios policiais, o homem de 21 anos preso nessa terça é investigado pela participação em outro crime de repercussão na cidade. Ele é suspeito de ter sido um dos autores de uma tentativa de homicídio no dia 24 de março deste ano, em Santa Cruz do Sul. Na oportunidade, por volta de 23h30, ele e um comparsa, em uma motocicleta, teriam se aproximado de uma via no Loteamento Residencial Viver Bem, Bairro Dona Carlota, onde estava um jovem de 19 anos, e abriram fogo contra ele.
Publicidade
RELEMBRE: Jovem sofre tentativa de homicídio no Residencial Viver Bem
Quatro tiros acertaram o rapaz, que ficou gravemente ferido. Os criminosos fugiram na moto. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a vítima para a UPA Esmeralda. Devido à gravidade, o jovem foi encaminhado ao Hospital Santa Cruz (HSC). O quadro permaneceu grave durante um período, mas o rapaz sobreviveu.
“No decorrer das investigações, em 11 de abril, apreendemos uma pistola calibre 380 na casa desse investigado, mesmo local onde fomos também nesta terça-feira”, revelou o delegado Alessander Zucuni Garcia. Outros detalhes a respeito dessas apurações não foram revelados, pois o inquérito do caso segue em andamento na 2ª DP.
Publicidade
Os casos de assaltos aos motoboys foram tema de matérias na Gazeta do Sul. Em 12 de agosto, um dos trabalhadores foi acionado para levar um pedido de quatro pizzas. Ao chegar próximo ao local, em um corredor junto à Avenida David Severo Mânica, no Bairro Santa Vitória, dois homens em uma Honda Bros branca se aproximaram, renderam-no e levaram a a encomenda, junto com a mochila e a máquina de cartão de crédito da pizzaria.
LEIA TAMBÉM: MP denuncia barbeiro por feminicídio em Candelária; veja detalhes
O motoboy acabou fugindo em sua moto. No dia 18, um novo assalto, desta vez contra uma vítima de 26 anos. Um pedido por telefone foi feita para uma conhecida churrascaria da região central da cidade, apenas de salmão, picanha e outras carnes nobres. O valor passava de R$ 1 mil. A entrega era no Corredor Overbeck, no Bairro Santa Vitória. O motoboy chegou a levar sua mochila nova, maior, para carregar os cerca de 40 quilos de carne.
Publicidade
Chegando ao local, uma motocicleta Honda Bros branca, com dois homens, passou por ele. A dupla fez o retorno e parou. Quando viram que não havia ninguém perto, um deles levantou o moletom, puxou uma arma de fogo e anunciou o assalto. Os criminosos levaram R$ 200,00 do motoboy, além da mochila cheia com as carnes do pedido, uma máquina de cartão de crédito da churrascaria e um telefone celular. A vítima também fugiu.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.