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Auro Schilling é reeleito para a presidência da Agerst

O engenheiro civil Auro Schilling foi reeleito para comandar a Agência Reguladora dos Serviços Públicos e Delegados (Agerst) de Santa Cruz do Sul. A escolha ocorreu na última quarta-feira, 12, por videoconferência. Mirian Lau, que representa a comunidade no conselho da Agerst, segue como vice-presidente.

Para o novo mandato, iniciado também no dia 12 de agosto, Auro disse que fará um trabalho responsável e eficiente em relação às ações de fiscalização dos contratos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Transporte Coletivo Urbano em Santa Cruz. “Temos muito serviços e tomadas de decisões em diversas ações. Na medida do possível, vamos tentar amenizar os impactos de desconforto e também financeiros das pessoas”, disse em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, na manhã desta segunda-feira, 17.

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Sobre o primeiro mandado, o presidente da Agerst avalia o trabalho, sobretudo no que diz respeito à fiscalização, como positivo. Uma das ações mais fortes foi o combate ao desperdício de água em Santa Cruz do Sul que, segundo ele, é um dos municípios que mais desperdiça o produto no Estado. “Punindo a Corsan estamos trabalhando para diminuir os problemas de vazamento e desperdício. E já vimos que houve uma movimentação interna da Corsan, para contratação de novas empresas e alternativas para o cumprimento dos prazos, para que eles também não sejam tão prejudicados financeiramente”, explicou.

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Situação do transporte público é delicada

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Em relação ao transporte coletivo, operado desde 2016 pelo Consórcio TCS, formado pela fusão das empresas TC Catedral e Stadtbus, o presidente da Agerst quer antecipar a discussão em torno do reajuste da tarifa previsto para fevereiro de 2021. De acordo com Schilling, um grupo de trabalho foi criado e já atua em cima de propostas. Ele comentou que o setor de transporte foi um dos mais prejudicados com a crise econômica provocada pela pandemia.

“As pessoas pararam de andar de ônibus, pararam de trabalhar e o número de usuários caiu drasticamente. Em 2016 tínhamos uma média de 440 mil passagens. Hoje nós chegamos a ter um mês com 85 mil.”

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Segundo ele, a Agerst estuda propor um aditivo ao contrato do transporte coletivo, elevando de 12 para 15 anos o tempo máximo de circulação da frota. A intenção é dar um fôlego financeiro para o consórcio, impactado pela redução do número de passageiros pagantes, e aliviar a majoração da tarifa.

Conforme Auro, a sugestão é de aumento da idade limite de circulação da frota, de 12 para 15 anos, e do tempo médio, de seis para oito. “O consumidor vai sentir muito pouco isso. A pavimentação da nossa cidade é boa, então esse contrato é muito bom pro consumidor. Essa média de seis anos nos oferece ônibus quase novos. Há veículos que precisam sair da frota por obrigação legal, mas que estão em perfeitas condições”, ressaltou.

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O presidente disse ainda que prejuízo financeiro das empresas com a pandemia é gigantesco em todo o país. Entretanto, lembrou que o governo federal sinalizou subsídios que podem amenizar parte da perda. “Alguns municípios já estão aplicando subsídios do governo ou com dinheiro próprio. Por exemplo, o município paga a passagem do idoso e com isso, a agência não se obriga a aumentar o valor da passagem. Aqui em Santa Cruz, infelizmente a prefeitura já sinalizou que não dispõe desse subsídio.”

Entre as conquistas da Agerst, Auro coloca ainda o adiamento do reajuste anual da Corsan para os serviços de água e esgoto. O percentual de 4,41, que entraria em vigor em julho, foi postergado para setembro, por causa da pandemia.

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