Polícia

Aumenta em 64% o número de abordagens na Balada Segura em 2023

A adoção de um novo modelo de etilômetro, que agiliza a fiscalização nas blitze da Balada Segura, permitiu que o DetranRS aumentasse em 64% o número de abordagens em 2023. As equipes de agentes de trânsito da autarquia abordaram 58.874 condutores nas operações em Porto Alegre e Litoral no período de veraneio. No ano de 2022, o número de abordagens totalizou 35.866 condutores fiscalizados para o consumo de álcool.  

LEIA TAMBÉM: Balada Segura: novo modelo de etilômetro permite aumento das abordagens

O chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito e Ações Educativas, Adriano Saraiva, ressaltou que o número de abordagens é afetado por inúmeras variáveis. “Condições climáticas, número de testes positivos, flagrantes de crime de trânsito, volume de tráfego e muitas outras situações afetam a realização das blitze ou o tempo de abordagens. Com certeza, a agilidade com o novo etilômetro foi fundamental para esse resultado, já que o número de blitze realizadas foi somente 5% maior do que no ano passado”.  

Publicidade

Etilômetro passivo

O novo modelo de etilômetro utilizado pelas equipes do DetranRS  funciona por proximidade e realiza uma espécie de triagem. O chamado bafômetro passivo também está sendo usado nas blitze do litoral, que esse ano mobilizam 19 agentes.   

“Com o equipamento, o motorista não precisa sair do veículo caso não seja indicada a presença de álcool e não haja problemas com a CNH ou com o veículo. Somente quando é detectado álcool no pré-teste, o condutor é encaminhamento para o etilômetro convencional, que vai indicar o nível de alcoolemia e as consequências, de acordo com o grau de embriaguez”, explicou a diretora institucional, Diza Gonzaga. “Além da agilidade, é mais conforto para os motoristas conscientes, que são a grande maioria.”

LEIA TAMBÉM: 2º Batalhão de Polícia Militar tem novo comandante

Publicidade

O equipamento vem sendo utilizado pelos agentes de fiscalização de trânsito do DetranRS desde o começo do segundo semestre de 2023 e tem agilizado bastante a liberação de condutores. A média mensal de abordagens dos agentes do DetranRS na Balada Segura, que era de 4,1 mil (janeiro a maio), passou a 5,4 mil (junho a dezembro).  

O aumento das abordagens na Balada Segura é um dos compromissos do DetranRS no plano plurianual do governo do Estado.  

Flagrantes

Com o aumento de abordagens, o número de flagrantes de embriaguez também aumentou, embora em menor proporção. Foram 21% mais testes positivos e 22% mais recusas em comparação a 2022. Em 2023, 752 condutores foram autuados por teste positivo e 3.511 por recusa. A soma dos testes positivos e recusas representa, no entanto, somente 7% do total de motoristas abordados, percentual menor que os 9% de 2022. 

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.