Santa Cruz do Sul

Aumenta a procura pela regularização de dívidas em Santa Cruz

O índice de recuperação de dívidas em atraso por CPF ativo em Santa Cruz do Sul apresentou indicador positivo, pelo segundo mês consecutivo. No município, o percentual medido em novembro foi de 6,79%, seguindo a tendência no aumento na procura pelo acerto de contas, verificado em outubro. A expectativa é de que o índice continue melhorando por conta do recebimento do 13º salário.

Conforme a coordenadora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em Santa Cruz do Sul, Gicele Fernandes Arruda, o índice de inadimplência local é de 26,78%, o que mostra que o município está abaixo da média estadual (29,42%) e nacional (28,81%).

LEIA MAIS: Comprar aqui é bom demais: Gazeta lança movimento de incentivo ao consumo local

Publicidade

“Estamos verificando um aumento da procura pela quitação ou abatimento parcial de dívidas, o que mostra um cenário mais positivo em relação ao crédito. No último mês, a taxa de exclusão de registros teve saldo positivo de 6,79%. Essa melhora pode estar ligada à época do ano, com o recebimento do 13º salário e o Super Feirão Zero Dívida, realizado no mês passado.” Segundo ela, os dados finais dessa renegociação serão conhecidos no fim de dezembro. O SCPC é um dos serviços coordenados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP).

LEIA TAMBÉM: Comprar no comércio local amplia vagas na indústria

Gicele explica que o perfil do consumidor com dívidas segue uma tendência em Santa Cruz. “O maior volume de consumidores endividados está entre as mulheres, na faixa dos 30 aos 34 anos, com renda média de meio a um salário mínimo”, frisa a coordenadora do SCPC.

Publicidade

Para o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, a movimentação de consumidores na busca pela quitação de dívidas confirma a expectativa do setor para as vendas de fim de ano. “Este é o segundo mês seguido que percebemos essa redução no percentual de inadimplência. O consumidor percebe que é importante recuperar o crédito para fazer suas compras de Natal. Esse movimento anima o comerciante”, diz Spode.

LEIA TAMBÉM: Pedir empréstimo para pagar as contas: quando é vantajoso?

A projeção feita em cima da média de consumo do ano, levando em consideração os fatores econômicos e a própria retomada da recuperação do crédito, deverá confirmar a expectativa do lojista. “Estamos projetando um crescimento de 5% nas vendas de Natal para este fim de ano. É uma média crescente, apresentada durante todo o ano, feita em cima das principais datas de venda e seus resultados”, complementa o presidente do Sindilojas-VRP.

Publicidade

Horário especial

Com a ampliação do horário de funcionamento do comércio santa-cruzense, a expectativa é de que as vendas também apresentem um aumento. Conforme o acordo entre as entidades ligadas ao setor, no próximo domingo, o atendimento será das 16 às 22 horas. Na semana de 19 a 23 de dezembro, as lojas também abrem até as 22 horas e no sábado, véspera de Natal, os consumidores podem efetuar as compras até as 17 horas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.