Categories: Centro-Serra

Aulas virtuais marcam início de ano letivo no ensino superior

Assim como na educação básica, a pandemia da Covid-19 também interfere no funcionamento do ensino superior. A reportagem ouviu algumas das instituições do Centro-Serra, que trabalham para que o aprendizado seja contínuo e calouros e veteranos sintam-se acolhidos em sua caminhada na busca por conhecimento, mesmo em meio aos desafios impostos pela pandemia.

Cabe destacar, que além dos cursos que ocorriam na modalidade presencial, algumas formações já eram ofertadas na modalidade de ensino a distância, para as quais ocorreram poucas alterações. Outras, no entanto, realizavam avaliações e encontros presenciais com certa periodicidade. Apesar de haver uma maior proximidade dos estudantes do ensino superior com as ferramentas digitais, o momento também tem sido de ajustes na rotina da maioria.

Unisc

Publicidade

Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que permanece em processo de ajustes e matrículas fora do prazo, de acordo com a coordenadora administrativa do campus de Sobradinho, Jocelaine Maieron, as atividades de graduação foram retomadas no dia 1º de março. Os módulos/disciplinas teóricos e teórico-práticos estão acontecendo no ensino remoto.

Segundo o que determinam os protocolos do Governo Estadual para a bandeira preta, no formato presencial são permitidas “somente atividades práticas essenciais para a conclusão de curso da área da saúde: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão”.

LEIA TAMBÉM: Live marca abertura do ano letivo em Sobradinho

Publicidade

Assim como em 2020, devido à atual situação que enfrenta o Estado, as aulas e encontros só são possíveis de forma virtual com os alunos, professores e coordenadores. “Temos uma boa adaptação dos alunos, visto que ano passado foi todo realizado de forma remota. Os calouros estão recebendo uma atenção especial das coordenações dos cursos para que possam se adaptar até que as aulas presenciais sejam permitidas’, salienta a coordenadora.

“Se existe algo que aprendemos com o ano de 2020, além de que precisamos contar uns com os outros, é que devemos ter a flexibilidade necessária à mudança. Ao mesmo tempo em que isso pode gerar certo desconforto, também nos gera a possibilidade de aprender sempre e de diferentes formas! Nossa gratidão por estarmos vivos e dispostos a enfrentar novos desafios e um novo ano letivo! Nossa solidariedade àqueles que passaram (e ainda passam) por tantas perdas! Nossa esperança de que o ano de 2021 seja de realizações e de aprendizado contínuo!”, reforça a representante da Unisc de Sobradinho.

Polo Regional

Publicidade

No Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho são ofertados cursos através de parcerias com Universidades e Institutos Federais. De acordo com a coordenadora, Scheila Secretti, hoje são 257 alunos ativos, distribuídos em 9 cursos de graduação e/ou especialização das instituições UFSM, UFRGS, UFPel, Unipampa, IFSul e IFFar. Além destes, ainda há oferta de cursos de curta duração ao longo do ano, como os Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), oferecidos pelo IFSul.

“O Polo acolhe demandas de atendimento dos acadêmicos conforme os calendários de cada instituição e de acordo com necessidades específicas de cada curso. Por isso, os períodos de atividades entre os cursos são diversos. Além disso, por fatores econômicos e administrativos, de liberação e financiamentos dos novos cursos, tivemos atrasos de início de alguns cursos e estes estão ocorrendo diferentemente dos semestres letivos considerados normais. Assim, os meses de janeiro e fevereiro que seriam de recesso e férias acadêmicas, continuaram com atividades e avaliações”, ressalta a coordenadora.

A equipe gestora do Polo permanece trabalhando presencialmente, mas atende demandas somente com agendamento. “O resultado do trabalho realizado pelo Polo demonstra ser satisfatório, pois a continuidade dos estudos por parte dos acadêmicos segue em ritmo normal e em comunicação frequente, inclusive diárias pelos grupos de WhatsApp onde os colegas trocam informações e auxiliam-se nas dificuldades específicas dos estudos. A participação das turmas nas reuniões virtuais e grupos de estudos variam bastante de acordo com os interesses e com os assuntos, mas a aderência em cursos de formações paralelos a graduação, por parte dos acadêmicos e comunidade escolar do Polo, é considerada muito boa”, enfatiza Scheila.

Publicidade

Uninter

A gestora do polo da Uninter de Arroio do Tigre, Vania Pasa, destaca que a instituição não parou, “estamos sempre em contato com os alunos através de aulas on-line e pelo WhatsApp. Qualquer outro tipo de atendimento estamos fazendo através de agendamento”. Neste ano são mais de 1.600 alunos da região matriculados em cursos do nível superior.

De acordo com a gestora, os números e ações desenvolvidas pela Uninter, demostram a contribuição da instituição para a economia local e regional, para a qualificação profissional e desenvolvimento dos municípios.

Publicidade

Como mensagem neste início de ano letivo, a Uninter reforça: “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo!” – Platão

LEIA TAMBÉM: Aulas remotas exigem adaptação das rotinas de estudo; veja dicas

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.