Após publicação do Decreto Estadual que determinou a bandeira vermelha em todas as regiões do Rio Grande do Sul, sem a possibilidade de cogestão pelos municípios, as aulas presenciais foram liberadas. Neste sentido, os municípios da região Centro-Serra acordaram o retorno do ensino presencial para o início de maio. Para o retorno das aulas será adotado o modelo de ensino híbrido, que busca limitar o número de pessoas em um mesmo ambiente, devido ao distanciamento social exigido.
Conforme o presidente da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCserra) e prefeito de Segredo, Valdir Rodrigues, em reunião na segunda-feira, 26, ficou acertado entre as Administrações Municipais o início das aulas presenciais na rede municipal por meio do modelo híbrido, a princípio em 3 de maio, para a Educação Infantil e Séries Iniciais (primeiro e segundo ano), mas a data de início das aulas será determinada pelas Secretarias Municipais de Educação e podem variar de acordo com cada município.
Segundo Rodrigues, o retorno das demais séries também fica a critério de cada Secretaria, de acordo com suas condições para retomada do ensino presencial. Ainda, segundo o presidente da AMCserra, os municípios já vinham se preparando para retomada dos anos iniciais e seguirão todos os protocolos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Aulas presenciais devem ser retomadas em 3 de maio nas redes municipais de ensino
Estado
Na rede pública estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) informa que as aulas também serão no modelo híbrido. As equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.
Publicidade
O calendário de retorno das aulas presenciais será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração. O Estado permitiu que cada Coordenadoria Regional de Educação organize o retorno de acordo com sua realidade regional. As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Estrela, Santa Maria, Cruz Alta, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, que compõem o Polo 6, e integram a grande parte dos municípios da região, deverão adotar as seguintes datas de retorno: dia 3 de maio retornam às aulas os Anos Iniciais (primeiro ao quinto ano); no dia 6 de maio os Anos Finais (sexto ao nono ano); e no dia 10 de maio retornam às aulas o Ensino Médio, EJA e Curso Normal.
Conforme Alécio Marion, diretor da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti de Sobradinho, maior educandário em número de alunos da rede estadual da região, a instituição de ensino está preparada para receber os estudantes e todos os protocolos de prevenção estão sendo organizados para oferecer segurança neste retorno às salas de aula.
LEIA MAIS: 83% das escolas particulares já retornaram às aulas
Publicidade