A programação da Semana Farroupilha em Santa Cruz do Sul terá início na manhã da próxima terça-feira, 13, no Parque de Eventos. As atividades começam a partir da chegada da Chama Crioula, trazida pelos Cavaleiros da Integração para a cidade. A expectativa é retomar os moldes pré-pandemia.
De acordo com a presidente da Associação Tradicionalista de Santa Cruz do Sul (ATS), Rosângela Jochims, todas as entidades já contam com uma extensa programação, conforme vinha acontecendo em outros anos. Cada organização programa as ações entre o recebimento da Chama Crioula, pela manhã, até o dia seguinte, quando repassam o símbolo para a próxima entidade.
LEIA TAMBÉM: Cavaleiros da Integração saem em busca da centelha da Chama Crioula
Publicidade
“Tem toda uma programação. Recebem [a chama] escolas, visitantes, os próprios associados. As entidades ‘se visitam’, como a gente diz. Tem sempre o momento cultural dentro das entidades, é uma programação bem rica que acontece a cada dia”, salienta Rosângela.
De acordo com a presidente da ATS, os grupos se preocupam em trazer a comunidade, especialmente as crianças, às ações, para entender como funciona um Centro de Tradições Gaúchas (CTG). O intuito é instigá-las a gostar e a querer fazer parte do movimento, bem como mostrar o ambiente, a cultura e os costumes. “Essa é uma preocupação nossa, de trazer a comunidade para esse meio”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Projeto Borzeguito planta a semente do tradicionalismo
Publicidade
Questionada sobre a retomada dos eventos após a pandemia, Rosângela ressalta que as atividades estão sendo organizadas “da melhor forma possível”, considerando que este é um ano de recomeços. “Para nós, é muito importante este ano de 2022, tentarmos voltar a nossa Semana Farroupilha aos moldes de antes.”
O desfile está programado para a manhã de 20 de setembro. Já para a tarde, na mesma data, estão sendo organizadas diversas atividades, a serem realizadas na Praça Getúlio Vargas, para onde a Chama Crioula será levada após o desfile.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz: comemorações terão diversidade cultural como tema central
Publicidade
A partir das 15 horas, o público poderá conferir apresentações culturais gratuitas de entidades. Também haverá shows de grupos musicais, bem como a extinção da Chama Crioula, ao fim das atividades. “É só levar as suas cadeiras e o chimarrão para prestigiar as atividades”, convida Rosângela.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.