O cenário de polarização, disseminação de informações e desinformações em redes sociais e o temor de violência são motivos de preocupação para quem comanda o pleito de outubro. O tema pautou entrevista na Rádio Gazeta 107,9, nesta quarta-feira, 20, com o promotor eleitoral responsável pela 40ª zona, Érico Barin.
LEIA TAMBÉM: ÁUDIO: juíza responsável pela propaganda eleitoral promete rigor para combater a desinformação
Em sua primeira eleição desde quando chegou a Santa Cruz, em junho de 2016, Barin teme que o processo polarizado entre direita e esquerda, acabe gerando atos de violência. “O cenário não vejo com otimismo. Vejo com certa tristeza o patamar em que nós chegamos. Temos maus exemplos que vem de cima, dos nossos políticos, sejam os que estão no poder ou os que disputam. Vejo com preocupação também um certo ativismo judicial em alguns momentos, em que o nosso supremo acaba tomando decisões não tão técnicas, sim políticas e isso acaba chegando ao nosso eleitor”.
Publicidade
O momento é de união e fortalecimento da democracia. Nesse sentido, Barin destaca que a desinformação produzida pelas fake news é prejudicial. A população deve se conscientizar a não propagar as notícias falsas. “A pessoa precisa fazer uma checagem própria. Que não se confie cegamente naquilo que se recebe. O que acontece é que quando recebemos uma notícia que vai ao encontro do que pensamos há uma predisposição de que aquilo é verdadeiro e essa predisposição nos faz replicar aquela informação.
LEIA TAMBÉM: Cidades se preparam para receber voto em trânsito
Ainda de acordo com Barin, é necessário se buscar o contraponto, mais de um fonte de notícia. “A única saída é que a pessoa busque a informação em mais de uma fonte, não se acomode na sua ideologia”.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.