Novos casos de tentativas de extorsão a empresários de Santa Cruz do Sul chegaram ao conhecimento da polícia na manhã desta quinta-feira, 4. Depois que três estabelecimentos da área central do município receberam contatos na quarta-feira, de supostos integrantes de uma facção criminosa, agora foi a vez de uma empresa com sede no Bairro Ana Nery ser alvo. Ainda nessa quarta, a proprietária deste estabelecimento foi contatada. A mulher, de 29 anos, recebeu a primeira mensagem às 14h52.
Os contatos se estenderam em momentos intercalados ao longo da tarde e da noite. Além de mensagens, o suposto integrante de facção também tentou ligar, mas a vítima recusou. “Achei estranho o fato de a imagem dele no avatar do WhatsApp ser um ET, mas não dei importância. De início, achei que era uma dúvida ou reclamação de algum cliente, mas depois ele disse que precisava falar urgente comigo, que era o Chapolin, líder do tráfico de drogas em Santa Cruz, e que integrantes da facção iriam invadir a minha casa se eu não cooperasse”, relatou a empresária, em entrevista ao Portal GAZ.
LEIA MAIS: Brigada Militar monitora extorsões a empresários de Santa Cruz
Publicidade
Em alguns momentos, o criminoso disse que iria mandar mensagem “com outro telefone pessoal”. Em uma dessas oportunidades, a mulher aproveitou e ligou para o 190, da Brigada Militar. “Eu fiquei apavorada. Meu marido ficou com nossos filhos e os policiais militares vieram até a minha casa e me levaram na delegacia para fazer o registro. Lá, fiquei sabendo que mais casos do tipo estavam acontecendo na cidade”, complementou a empresária, que preferiu não se identificar. A suspeita da vítima é que o criminoso tenha tido acesso ao número de telefone dela a partir de imagens de divulgação da própria empresa, em redes sociais.
LEIA MAIS: Golpe da quitação de financiamento de veículos faz vítimas em Santa Cruz
O caso da empresária de 29 anos foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) como estelionato. Somente nesta quinta, outras duas mulheres registraram fatos semelhantes na delegacia. Ocorrências de empresários extorquidos por criminosos vêm crescendo no Rio Grande do Sul e causando temor aos lojistas.
Publicidade
Embora não se descarte a ligação destes bandidos com líderes de facção, a mais provável hipótese, segundo a Brigada Militar, é que estelionatários estejam usando o nome das organizações criminosas para extorquir e lucrar com o medo implicado aos lojistas. Em um dos registros nos últimos dois dias, um empresário de Santa Cruz chegou a depositar um valor, pois os criminosos ameaçaram causar danos a empresa ou mesmo a ele.
Nos casos revelados com exclusividade pelo Portal GAZ na quarta-feira, os bandidos afirmaram aos empresários que perderam dinheiro em recentes prisões de comparsas e apreensões de drogas e armas, efetuadas pelas forças de segurança na cidade, e que precisavam de valores, do contrário pessoas ligadas ao crime, que moram próximas dos estabelecimentos, iriam causar danos à loja e a eles. A reportagem teve acesso a um dos áudios enviados pelos criminosos. Confira abaixo.
LEIA MAIS: Prefeitura alerta para golpe contra academias da cidade
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.