Em todo o Estado, há relatos de demora para votação e longas filas em alguns pontos. Em Porto Alegre, por exemplo, algumas seções têm espera de até três horas até que o eleitor consiga registrar o voto. tempo é consideravelmente menor em Santa Cruz do Sul, mas também há registros de filas.
LEIA MAIS: FOTOS: filas são registradas em boa parte dos locais de votação em Santa Cruz
Conforme o assessor de orientação tecnológica da Secretaria de Tecnologia e Informação do TRE-RS, Luis Fernando Schauren, falha na biometria é o principal motivo para demora na votação. “Existe um atraso na votação em si, mas existem muitos relatos de dificuldade dos eleitores para identificação biométrica”, explicou.
Publicidade
A qualidade da digital dos eleitores pode influenciar no procedimento. Isso porque pessoas mais velhas, trabalhadores rurais, pessoas que trabalham com produtos químicos ou de limpeza, por exemplo, tendem a ter as linhas das digitais deterioradas com o tempo, o que resulta na falha de leitura. Também há um problema de posicionamento no leitor digital: é preciso colocar toda a digital e não apenas a ponta do dedo.
LEIA TAMBÉM: Em tempo real: acompanhe a cobertura das Eleições 2022
O que acontece?
Os mesários precisam fazer quatro tentativas de leitura da digital para que o sistema libere a alternativa. Caso o posicionamento do dedo não seja o problema e o eleitor não possa ser identificado pela digital, a votação será liberada mediante assinatura do caderno de votação. O eleitor não é, de forma alguma, proibido de votar caso não seja identificado pela digital.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Votos brancos e nulos são descartados durante apuração
Ouça a entrevista na íntegra:
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade