Reunida na manhã da última quinta-feira, 24, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa decidiu realizar duas audiências públicas para tratar do tema do enfrentamento das consequências da estiagem que assola o Rio Grande do Sul. As reuniões estão agendadas para o dia 11 de março, no município de Não-Me-Toque, junto à Expodireto/Cotrijal, e no dia 25 de março, em Rio Pardo, no parque da Expoagro/Afubra.
A audiência na Cidade Histórica foi solicitada pelo deputado Adolfo Brito (Progressistas), presidente da Comissão, e pretende discutir situação da estiagem e as ações estaduais e federais para mitigar o problema. Brito afirmou que a iniciativa foi planejada em conjunto com os dirigentes da Afubra.
Assuntos Gerais
O presidente da Comissão expôs, durante a reunião da última quinta, o resultado das audiências realizadas, em Brasília, na semana passada, pela comitiva parlamentar gaúcha que tratou de recursos para o setor agrícola, afetado pela estiagem. Brito destacou, entre outras atividades, o encontro com o secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, para continuar as negociações sobre financiamentos, custeio e investimentos e também a liberação de novos recursos para produtores. “Ainda participamos de reunião na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o coronel Alexandre Lucas, onde houve a confirmação da liberação de recursos para locação de caminhões pipa para abastecimento de água, aquisição de cestas de alimentos, com recursos de R$ 208,00 por família durante 90 dias e combustíveis para transporte de água”, informou o deputado.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade