A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (Cics) da Câmara de Deputados aprovou nessa terça-feira, 8, um requerimento de uma audiência pública para debater a implementação de um porto seco em Santa Cruz do Sul. A estrutura pode impulsionar o setor de exportação na região dos Vales e na área Central do Estado. De acordo com o deputado federal proponente, Heitor Schuch (PSB), em entrevista à Rádio Gazeta 107.9 FM, a atividade está prevista para ocorrer na primeira quinzena de maio.
“Vamos combinar agora com a administração municipal, com os atores convidados, para a gente poder fazer não apressadamente, mas trazendo também as representações de que nós precisamos, do governo do Estado, da Banrisul Armazéns Gerais (Bagergs), do Banrisul e, também, da Receita Federal”, ressaltou. Ele destacou que a ideia é que as entidades se manifestem e diversas opiniões sejam ouvidas, não apenas dos interessados na implementação.
LEIA TAMBÉM: Implementação de Porto Seco em Santa Cruz requer estudo e mobilização do Município
Publicidade
O porto seco trata de um terminal, geralmente ligado à uma rodovia, que serve para facilitar o despacho e o armazenamento dos produtos no fluxo de importação ou exportação. “Nós entendemos que é preciso estar mais perto o serviço público de desembaraço, para a gente poder ganhar tempo. Nós importamos muito, em especial o tabaco e, certamente, no futuro terão outros produtos que poderão ser exportados e importados e é bom ter essa estrutura mais próxima”, complementou.
Diversos estudos já foram realizados para implementar o porto seco. Schuch destacou que diversas organizações, incluindo universidades e entidades empresariais, possuem mapeamentos e levantamentos que garantem a importância da instalação da estrutura em Santa Cruz.
Ouça a entrevista completa:
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!