Uma audiência pública vai debater sobre a circulação dos veículos de tração animal (VTAs) na zona urbana de Venâncio Aires. A discussão acontece nesta quarta-feira, 12, às 19 horas, no Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores. O encontro foi proposto pela vereadora Tata Haussen Oliveira e visa apontar soluções para os problemas que envolvem a circulação deste tipo de veículo, sobretudo os maus-tratos e transtornos gerados no trânsito do Centro.
A expectativa é de um debate propositivo com a participação da comunidade, uma vez que o poder público tem sido cobrado sobre o tema em função de recorrentes casos de abandono e maus-tratos, que serão apresentados na reunião através de integrantes da Associação Amigo Bicho, entidade parceira na elaboração de uma proposta de regramento para a circulação dos VTAs.
“O atual estágio de evolução da sociedade somado à nova paisagem urbana não permitem a inexistência de regras para o uso desses animais atrelados a veículos. Como toda forma de vida, os animais usados para tração merecem ser respeitados e não escravizados, sem receber os cuidados adequados”, argumenta a vereadora Tata.
Publicidade
A parlamentar propõe que a circulação dos VTAs na zona urbana fique condicionada à necessidade de um cadastramento e comprovação da aptidão dos animais para utilização como força de tração de veículos, entre outras regras que visam o seu bem-estar. A proposta também prevê a proibição da circulação deste tipo de veículo no bairro Centro após um prazo de adaptação de dois anos.
Além de autoridades locais, a audiência pública vai contar com a participação especial da deputada estadual ativista na causa animal, Regina Becker Fortunati (Rede Sustentabilidade), bem como da presidente da ONG Chicote Nunca Mais, de Porto Alegre, Fair Soares, do idealizador do projeto Cavalo de Lata, de Santa Cruz do Sul, o engenheiro Jason Duani Vargas, da presidente nacional do PTB Proteção dos Animais, a vereadora santa-cruzense Bruna Molz, entre outras lideranças e ativistas na causa animal, assim como de representantes dos catadores de materiais recicláveis e de usuários de charretes.
Publicidade
This website uses cookies.