Regional

Aturvarp viu a mudança do turismo nos 25 anos de atuação

O turismo tem ganhado destaque nas últimas décadas. Primeiro e mais evidente, formou-se a ideia da contemplação. Grandes estruturas construídas pelo homem ou locais moldados, com o passar dos anos, pela natureza viraram atrativos, gerando renda a partir de visitas do público que tinha como objetivo ver e fotografar. 

LEIA TAMBÉM: Aturvarp comemora 25 anos de atuação

O conceito mudou e os anseios dos turistas também. Quem compra um ingresso, quem pega a estrada, quem viaja longas distâncias ou vai aos municípios vizinhos quer viver experiências, estar inserido e aproveitar o momento em família, entre amigos ou mesmo só. E está disposto a investir para isso. 
Foi nesse ambiente de evolução, que transforma a ideia da indústria do turismo em possível fonte de renda e diversificação, que surge a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A entidade completou 25 anos e realizou evento comemorativo nessa sexta-feira, 24, na sede administrativa da Sicredi Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Djalmar Marquardt é o novo presidente da Aturvarp

Petry relembrou o perfil das ações no início, quando o turismo era contemplativo

Presidente da cooperativa de crédito, o anfitrião Heitor Petry lembrou os objetivos iniciais da associação. “Tínhamos a ideia do turismo contemplativo. Agora diversificamos a atividade produtiva, como forma de agregar renda, que é o que já vivemos neste momento”, comentou. O resgate histórico também foi enriquecido com o relato de ações, a partir da união dos gestores da época. A primeira iniciativa da Aturvarp foi o lançamento de um fôlder com a divulgação das potencialidades da região.

Hoje a entidade, segundo o presidente Djalmar Ernani Marquardt, é a única que consegue congregar todos os municípios de sua área de atuação.

Publicidade

Atual diretoria

  • Presidente: Djalmar Ernani Marquardt – Assemp/Santa Cruz do Sul
  • Vice-presidente: Jacson Rabuske – Prefeitura de Sinimbu
  • 1º secretário: Tiago Teixeira Mello – Prefeitura de Rio Pardo
  • 2º secretário: Flúvio Luiz Kroth – Prefeitura de Passo do Sobrado
  • 1º tesoureiro: Jesus Edemir Rodrigues – JP Assessoria e Gestão/Santa Cruz do Sul
  • 2º tesoureiro: Lênio Augusto Trevisan – Prefeitura de Vale do Sol
  • Secretário-executivo: Carlos Corrêa da Rosa – Emater/RS-Ascar

Municípios participantes – Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. 

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.