Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ECONOMIA

Aturvarp faz parcerias para incentivar o turismo no Vale do Rio Pardo

Foto: Nascimento MKT/Divulgação

Reunião da Aturvarp em empreendimento rural de Vale Verde evidencia a potencialidade da região para os diferentes segmentos

Reunião da Aturvarp em empreendimento rural de Vale Verde evidencia a potencialidade da região para os diferentes segmentos

A Associação do Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) trabalha em três frentes com o objetivo de atrair mais visitantes. Uma delas é a parceria, que possibilita a divulgação dos empreendimentos, roteiros e eventos. Outra é a busca por cursos que qualifiquem quem atua no setor, o que deve ocorrer no segundo semestre. Por fim está o incentivo para que seja viabilizado o recurso para certificação do Geoparque na Unesco.

A entidade terá ações nos próximos dias em dois eventos na região. Segundo o presidente da Aturvarp, Djalmar Marquadt, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo um estande será montado na ExpoCande, em Candelária, entre 30 de abril e 4 de maio. De 1º a 4 e de 8 a 12 de maio, também estará em Venâncio Aires, na Fenachim.

LEIA TAMBÉM: Entenda como vai funcionar o trabalho no comércio de Santa Cruz aos domingos e feriados

Publicidade

Esse tipo de presença deve ser mais frequente em eventos da região e de outros lugares. Onde a entidade não puder comparecer, aproveitará a união com a Secretaria Estadual de Turismo para encaminhar material. Ainda ganha destaque a iniciativa Vale do Rio Pardo – Viva Essa Experiência, com a apresentação periódica de propriedades rurais ou empreendimentos turísticos da região.

Nas feiras, reforça Marquadt, podem ser encontrados material de divulgação dos roteiros, dos atrativos e de empreendimentos. “Aproveitamos os milhares de visitantes desses dois eventos para mostrar nosso potencial turístico”, salienta. O dificultador, aponta, é a falta de recursos financeiros para incrementar o setor.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz abre inscrições para contratação de médico veterinário e agente de endemias

Publicidade

A entidade tem incentivado os novos gestores municipais para que busquem informações sobre o que acontece na região para que possam atuar mais fortemente. “Temos grandes iniciativas nos municípios e elas precisam ser concatenadas, porque quem vem à região não visita apenas um município.” Ele reforça a necessidade de que seja criada ferramenta para mostrar tudo o que o Vale tem e, assim, atrair e reter por mais tempo os visitantes.

Além desse contato com os prefeitos, está na agenda da Aturvarp o painel Turismo nos Vales, Projetando o futuro, que será realizado no dia 8 de maio, durante a Fenachim, em Venâncio Aires. Essa ação é em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales). A intenção é possibilitar que os visitantes do Vale do Rio Pardo também conheçam a região vizinha – e que isso ocorra no sentido contrário. “Temos um grande fluxo de pessoas visitando o Cristo Protetor, em Encantado, e precisamos saber cativar esse turista para atrair ao Vale do Rio Pardo”, explica Marquadt.

Esse mesmo modelo de ações conjuntas já ocorre com a Região Carbonífera, com o cicloturismo, e a Centro-Serra, que tem projeto com caminhada entre Tunas e Encruzilhada do Sul. Segundo Marquardt, em meio a isso é preciso o reconhecimento da identidade e potencialidade local. Exemplifica com a visita feita ao Refúgio Encantos, em Vale Verde. “Tivemos uma belíssima tarde de reunião e conhecimento. Cada um tem que explorar a sua especialidade e nós temos que conhecer todas.”

Publicidade

Capacitar e divulgar

Incrementando a divulgação dos atrativos e potenciais da região, a Aturvarp fará, de 20 a 22 de maio, uma recepção a jornalistas e influenciadores digitais de todo o Brasil. Serão três dias para mostrar as belezas do Vale para que façam a repercussão nacional do que viram.

Além disso, capacitações devem ser realizadas a partir do segundo semestre. Serão iniciativas proporcionadas com parceiros para antigos e novos empreendedores, com foco no conceito de bem receber e mostrar a beleza da melhor forma possível para que o visitante tenha a melhor experiência.
Em relação ao turismo rural, há um trabalho de capacitação com Senar, Emater e Sebrae. Isso vai incrementar os serviços, os quais costumam ser oferecidos em propriedades rurais que são vocacionadas ao turismo, mas ainda não estão adequadamente preparadas.

LEIA TAMBÉM: Templo de umbanda faz homenagem a Ogum e São Jorge em Santa Cruz

Publicidade

Além dos eventos e do incremento no turismo rural, há outro potencial que pode ser explorado: o Geoparque Vale do Rio Pardo. Mais recentemente, foi registrado afloramento de peças que remontam ao período dos dinossauros, entre Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado. “Temos que divulgar os geossítios, fazermos nossas georrotas. Devemos divulgar um pouco mais na Expocande”, antecipa Djalmar Marquadt.

Reforça tratativa com os prefeitos dos oito municípios que integram a área (Candelária, Vale do Sol, Vera Cruz, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Vale Verde e Venâncio Aires) a fim de que sejam viabilizados recursos para a certificação desse espaço na Unesco. O projeto está em andamento.

LEIA MAIS SOBRE A REGIÃO

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.