A passagem da tocha olímpica por Santa Cruz do Sul foi um dos temas debatidos durante a reunião extraordinária da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), na manhã desta segunda-feira, 23. O encontro foi realizado na sala 101 da Unisc, com a presença de integrantes da associação.
A secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte de Santa Cruz do Sul divulgou o evento da passagem da tocha olímpica na cidade, no dia 5 de julho. Daniel Francisco da Silva, gestor coordenador da força tarefa do revezamento da tocha olímpica, apresentou os detalhes para a passagem da tocha olímpica por Santa Cruz do Sul. Ele destacou ainda que no Vale do Rio Pardo, Santa Cruz será a única cidade a sediar a passagem da tocha. “Ela virá de Encantado, depois passará por Lajeado e, Santa Cruz, antes de ir a Santa Maria”, observou.
O secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Délsio Mayer, destacou que a região deve se integrar ao evento. “É preciso valorizar o momento que será único. Muitas gerações não vão presenciar isso novamente e por isso, estamos aqui para divulgar o roteiro e também as ações que serão feitas. Em contato com pessoas de outros municípios, já demonstraram interesse em acompanhar o evento, independente da divulgação dentro dos próprios municípios”, completou.
Publicidade
No total, 25 pessoas irão carregar a tocha olímpica no percurso que terá partida da rotatória da Unisc e chegada, com celebração e encerramento na Praça Getúlio Vargas. Ao longo do percurso, escolas, entidades e as pessoas poderão se concentrar para ver a passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As pessoas foram escolhidas pelos patrocinadores oficiais, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), e algumas pela Prefeitura, dentro de parâmetros destacados pelo próprio COI.
“Já fizemos contato com escolas e entidades e estamos montando esta ocupação ao longo do trajeto. Queremos que os esportistas que irão carregar a tocha olímpica – e que irão trocar a cada 200 metros – tenham este apoio da população”, destacou Mayer.
Mapa do turismo
A secretária executiva da Aturvarp, a turismóloga Silvani Janisse Frantz, destacou ainda o esforço feito para que os municípios da região atendessem a atualização de dados do Mapa do Turismo Brasileiro, uma exigência do Ministério do Turismo. Apenas dois municípios não demonstraram interesse em renovação dos dados – Passo do Sobrado e Pantano Grande – e ficaram fora da pesquisa. “Foi uma soma de esforços para juntarmos toda a documentação dos municípios, algo que é muito importante para todos”, observou.
Publicidade
Ela ainda apresentou a proposta de uma parceria entre Pantur Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia de Santa Cruz do Sul e o Senac/RS de Santa Cruz do Sul para a viabilização de um curso técnico em guia de turismo, na modalidade EAD. “Estamos fazendo uma lista de interessados, apesar de ainda não contarmos com maiores detalhes sobre o curso”. Quem tiver interesse deve entrar em contato pelos e-mails secretaria@aturvarp.com.br ou turismo@santacruz.rs.gov.br.
Por fim foi aprovada a prorrogação por mais seis meses do mandado da diretoria encabeçada por Carlos Corrêa da Rosa à frente da Aturvarp, que poderão ser prorrogáveis por mais seis meses, por causa do período de análise de duas prestações de contas com o Estado. Houve alterações na diretoria com o ingresso de Jesus Edemir Rodrigues como primeiro tesoureiro e Guilherme Hoppe, como segundo tesoureiro, assim como de Andréia Spall e Leoni Kessler, como suplentes no Conselho Fiscal.
Publicidade
This website uses cookies.