Lançado em julho em Candelária, o projeto do Geoparque Vale do Rio Pardo busca a extensão de convênios com municípios interessados em integrar a proposta. Conforme o geólogo Enoir Greiner, a equipe também realiza estudos de orçamento. “A partir do momento em que tivermos essa definição de parcerias, vamos poder começar a trabalhar nos georroteiros.”
LEIA TAMBÉM: Geoparque projetará região na pesquisa e no turismo
O presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Djalmar Ernani Marquardt, complementa a necessidade de mobilização. “Para que possamos promover reunião com os gestores municipais e propor o valor de contribuição, estamos levantando valores de custos fixos e variáveis da gestão do geoparque”, disse.
Publicidade
Nesta fase de adesão, os municípios participantes deverão ratear o custeio para criação da estrutura administrativa e viabilidade para o estudo técnico, condições impostas para o reconhecimento internacional. Ele lembra que o projeto será divulgado em estande durante a 38ª Oktoberfest. No espaço, no Centro de Eventos, o público poderá ver detalhes e esclarecer dúvidas sobre a iniciativa.
LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo se mobiliza para criar Geoparque
Um geoparque se caracteriza por um território que geralmente abrange mais de um município e envolve aspectos ambientais e culturais das comunidades que devem ser preservados. A equipe encarregada pelo Geoparque Vale do Rio Pardo segue o manual de Desenvolvimento de Projetos Turísticos de Geoparques no Brasil, editado pelo Ministério do Turismo, que prevê quatro fases e pode durar em média cinco anos.
Publicidade
Há 195 geoparques pelo mundo, localizados em 45 países, especialmente na Europa e Leste Asiático. No Brasil são cinco, e três estão localizados no Rio Grande do Sul: Geoparque Cânions do Sul, Geoparque Caçapava do Sul e Geoparque Quarta Colônia. No momento, existem três aspirantes no País: Raízes de Pedra, em Mata (RS); Caminhos da Água, em Caxambu (MG), e o geoparque da região. Ao ser certificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ele entra na rota mundial, proporcionando turismo diferenciado e incremento na economia.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.