Até o final do mês de outubro, 8.841 pessoas devem passar pela revisão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Independente de receberem algum tipo de benefício social, o responsável pelo grupo familiar deve procurar a prefeitura para atualizar os seus dados e de todos os moradores da casa.
A revisão começou em abril, através da Secretaria Municipal de Políticas públicas (Sepop). Das oito mil pessoas que estão cadastradas, 2.972 pessoas integram o Bolsa Família. Participantes de algum programa social – como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção de IPTU – devem comprovar a necessidade de manter o direito.
Pessoas que não possuem o cadastro, mas não o utilizam, devem atualizar seus dados ou pedir a exclusão. O responsável pela família pode comparecer na Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop), no Cras Beatriz ou no Cras Integrar. É necessário estar com a documentação de todas as pessoas da família, caso contrário as pessoas estão sujeitas a ter os benefícios cancelados.
Publicidade
Mesmo após a atualização do cadastro, algumas famílias poderão receber em casa a visita de uma equipe técnica da secretaria para averiguação dos dados. Essas famílias constam em lista enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e serão visitadas porque apresentaram inconsistência nas informações prestadas.
Conforme a coordenadora responsável pelo processo, Jaqueline Schaurich, o setor do CadÚnico permanece à disposição para atender a demanda e esclarecer todas as dúvidas. “Queremos cumprir a meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social até o final de outubro deste ano”, disse.
Já o secretário da pasta, Edemilson Severo, alerta para a importância da revisão cadastral. “Nossa intenção é cumprir rigorosamente todas as etapas conforme determina a legislação, pois o objetivo do Município é fazer com que os santa-cruzenses que integram os diversos programas não tenham seus benefícios descontinuados”.
Publicidade
ONDE FAZER A ATUALIZAÇÃO
Secretaria de Políticas Públicas
Quando: de segunda a quinta-feira, das 7h45 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas
Cras Beatriz (Bairro Santa Vitória, ao lado da Emef Harmonia)
Quando: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas
Publicidade
Cras Integrar (Bairro Bom Jesus, em frente a Asan)
Quando: quinta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRI (de cada integrante da família):
Identidade;
CPF;
Título de eleitor;
Carteira de Trabalho e/ou bloco de produtor para famílias agricultoras;
Comprovante de renda emitido pelo INSS, se beneficiário;
Conta de água ou de luz;
Registro de nascimento de filhos que não possuem identidade e CPF;
Atestado de frequência escolar do último mês (com porcentagem);
Número de telefone para contato;
Publicidade
This website uses cookies.