A Liga Nacional de Basquete, temporada 2022/2023, terminou nesta sexta-feira, 14, para o União Corinthians. Se a vaga nos playoffs não veio por detalhes, pelo menos o torcedor pode acompanhar um espetáculo de alto nível na quadra do Ginásio Poliesportivo Arno Frantz, em Santa Cruz do Sul, na vitória de 91 a 75 da equipe gaúcha sobre o Fortaleza Basquetebol Cearense, na última rodada da primeira fase da competição.
A equipe comandada pelo técnico Atos Calderaro foi eficiente nos quatro quartos da partida, vencendo os três primeiros períodos (22×13, 20×18 , 20×14), e perdendo por apenas um ponto no período final (29×30). O norte-americano do Fortaleza, Dexter McClanahan, foi o destaque individual do confronto, anotando 30 pontos. Mas o coletivo do UniCo foi muito mais eficiente, com Vitinho, Augusto e Aguerre anotando 14 pontos cada. Com 11 rebotes, Vitinho foi destaque também na defesa do União Corinthians, que termina sua participação no NBB na 13ª posição, com dez vitórias e 22 derrotas. O Fortaleza precisava vencer para garantir sua vaga nos playoffs, mas com a derrota em Santa Cruz do Sul, perdeu a vaga para a equipe paranaense do Pato Basquete, que ficou em 12º, com a mesma quantidade de vitórias que o Corinthians, mas vencendo no critério de desempate, pois venceu as duas partidas contra o UniCo na competição.
Com os quatro primeiros classificados direto para a próxima fase (Franca, Flamengo, Minas e São Paulo), os playoffs têm na disputa os seguintes confrontos, entre o 5º e o 12º colocado da primeira fase, que disputam em três partidas a vaga na fase seguinte:
Publicidade
(5º) Paulistano x Pato Basquete (12º)
(6º) Pinheiros x Caxias (11º)
(7º) Bauru x São José (10º)
(8º) Corinthians-SP x Unifascisa (9º)
Missão árdua para seguir com o projeto
Para a direção do União Corinthians, a equipe poderia ter chegado mais longe, mas lesões de jogadores importantes como Paulichi e Aguerre na reta final foram decisivas para o resultado inesperado. Porém, a missão de encher o Arnão e trazer as grandes disputas novamente para o templo gaúcho do basquetebol foi cumprida, e foi finalizada com um bom público na noite desta sexta-feira, mesmo sem a possibilidade de classificação para a próxima fase.
Publicidade
“Não é o resultado que gostaríamos. Mas o basquete voltou. O público comprova. Uma noite que não tínhamos grandes interesses a não ser entregar a vitória para nossos torcedores, para os patrocinadores“, disse o diretor do UniCo, Diego Puntel, após o confornto contra o Fortaleza.
No microfone da Rádio Gazeta, que transmitiu ao vivo todos os jogos do União Corinthians no NBB, o dirigente também falou sobre a árdua tarefa que terá a direção do clube para seguir com o projeto.
“Agora é tentar dar essa sequência. Não vai ser fácil. É trabalhar. Nós deveríamos estar pensando já na próxima temporada, na contratação de jogadores, que é esse momento, já que muitas equipes já estão se movimentando para isso. Mas vamos lá. Nunca foi fácil, mas nós vamos mais uma vez lutar e tentar botar essa equipe em quadra e encher o Arnão novamente.”
Publicidade
“Vitória foi para esse público apaixonado”, diz Atos
Após a vitória contra o Fortaleza, o técnico do Corinthians, Atos Calderaro, lamentou a desclassificação da equipe no NBB. O treinador destacou que o empenho e a boa atuação dos atletas foi para dar um presente para o bom público que foi até o Ginásio Poliesportivo incentivar o clube em sua última partida na competição pela atual temporada.
“O objetivo era a classificação, mas a gente tá feliz em retribuir a esse público. Eu falei agora, em qual lugar que o time está desclassificado, e no último jogo o pessoal comparece e incentiva? O carinho que essas pessoas demonstraram pelo basquete, e entenderam a dimensão do projeto. Então, nós tínhamos que tentar retribuir com uma vitória. Não é fácil tu ganhar no NBB. Mas essa vitória é para esse público apaixonado. A gente lamenta não ter ido mais à frente, mas a gente espera conseguir recursos para dar continuidade a esse projeto“.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade