Os vereadores de Santa Cruz aprovaram nesta segunda-feira, 12, um projeto de lei que autoriza a presença de doulas em maternidades, hospitais, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde públicos ou contratados pela rede municipal de saúde. O texto segue agora para sanção da prefeita Helena Hermany (PP).
Doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes para auxiliar no trabalho de parto, no parto e no pós-parto. Ao defender o projeto, a autora Bruna Molz (Republicanos) apresentou um estudo segundo o qual a atuação de doulas reduz as taxas de cesáreas e a duração do trabalho de parto, além dos pedidos de anestesia. “É um trabalho muito importante e que garante qualidade de vida no momento em que o bebê vem ao mundo”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Parteiras: memórias de uma profissão quase extinta
Publicidade
O projeto prevê que a presença das doulas não será confundida com a presença de acompanhante da gestante e que as profissionais não receberão qualquer pagamento por parte do hospital ou da rede pública. Além disso, essas profissionais terão que se inscrever previamente nos estabelecimentos de saúde e não poderão realizar procedimentos médicos ou clínicos – como aferir pressão ou monitorar batimentos cardíacos fetais, por exemplo.
LEIA MAIS: Câmara aprova transparência na fila de espera do SUS
Publicidade