Uma reunião entre membros do executivo municipal de Venâncio Aires nesta quarta-feira, 20, foi realizada para buscar soluções contra a possível interrupção de programas sociais. O risco ocorre pelos constantes atrasos de repasses financeiros, pelos governos Estadual e Federal, para ações voltadas à assistência social. As dificuldades foram expostas durante o encontro.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Habilitação e Desenvolvimento Social, somente o atraso de transferências de valores por parte do Governo Federal totaliza R$ 593,888 mil. Esse montante é referente a programas voltados a áreas como a erradicação do trabalho infantil, atenção a crianças, adolescentes e idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e gestão do programa Bolsa Família. Em alguns casos, as parcelas estão atrasadas desde janeiro de 2015, comprometendo a continuidade das iniciativas.
Para evitar que a situação chegue a este ponto, a pasta vem controlando as despesas desde o início do ano. Uma série de novas medidas internas de contenção está sendo projetada, objetivando amenizar as dificuldades financeiras geradas pelas demoras habituais. Semanalmente, a secretaria tem feito contatos semanais com o poder público. Áreas como a compra de alimentos e o projeto Kizomba, ainda em atividade, já sofreram cortes devido aos atrasos.
Publicidade
Publicidade