Regional

Atração musical internacional e rodada dupla de chope estão entre as novidades da Oktoberfest

A 39ª edição da Oktoberfest promete realizar o maior desfile já visto em suas quase quatro décadas de festa. Nos três domingos da programação, o público poderá acompanhar um verdadeiro espetáculo a céu aberto, com 12 carros alegóricos e 5 mil figurantes, que darão vida à travessia dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, em uma verdadeira viagem no tempo. 

Para contar a história de maneira vibrante e realista, a grande atração será dividida em três eixos em torno da temática “Esperança, fé, plantar e colher”. Com coordenação artística de Sérgio Ávila e coordenação geral de João Waldemar Goerck, os desfiles têm início às 10h30, saindo do cruzamento da Rua Marechal Floriano com a Rua Ramiro Barcelos. A dispersão ocorrerá no interior do Parque da Oktoberfest. 

LEIA TAMBÉM: Centro começa a ganhar as cores da Oktoberfest

Publicidade

A herança que encanta

Se tem programação cultural e folclórica diferenciada, repleta de grandes atrativos, então só pode ser Oktoberfest. Para a 39ª edição são esperados mais de mil dançarinos, de 40 grupos de danças folclóricas infantis, adultos e da terceira idade, vindos da própria Santa Cruz do Sul, do Estado e até de outros países. 

Para animar os bailes, mais de 30 bandas vão se revezar nos palcos do pórtico e do Pavilhão Central, além das bandinhas itinerantes, que espalham a alegria da festa pelo parque. A agenda, que integra a Mostra Cultural 39ª Oktoberfest, contemplada pelas Leis de incentivo à Cultura Estadual e Federal, traz entre os destaques o Grupo Ballet Ucraniano Tryzub, da Argentina; e o Grupo de Danças Sünnros, de Frederico Westphalen. 

LEIA TAMBÉM: Espaço de vinhos e espumantes é novidade na 39ª Oktoberfest

Publicidade

Na parte musical, uma atração internacional é a novidade: a Orquestra Alemã Hunsrücker Blasmusik. Além disso, está confirmada a presença de todas as categorias dos grupos de dança locais, do Centro Cultural 25 de Julho e da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, bem como outros oriundos de Agudo, Canguçu, Colinas, Estrela, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Nova Petrópolis, Teutônia, Venâncio Aires e Vera Cruz.

A fé e a religiosidade, marcantes na cultura alemã, estarão representadas nos encontros de corais infantis (12 de outubro) e adultos (24 de outubro), e também no Culto Ecumênico (17 de outubro). Já a integração e a alegria serão evidenciadas no Torneio Internacional de Eisstocksport (de 10 a 13 de outubro), no Encontro de Sociedades de Damas e Cavalheiros (dia 19), e nas Olimpíadas Rurais (nos dias 13, 20 e 27); e diariamente com os tradicionais jogos germânicos.

LEIA TAMBÉM: Gasima, Afubra e Iria Calçados vencem Concurso de Vitrines da Oktoberfest

Publicidade

Libera mais um chope, libera

A 39ª edição da Oktoberfest traz uma iniciativa inédita: horários de rodada dupla de chope ao longo do evento. Pelo sistema, ao comprar um, o visitante ganhará outro gratuitamente, em horários pré-determinados. No dia da abertura, por exemplo, a promoção irá valer das 23 horas às 23h30, e da 1 hora à 1h30. 

Com essa novidade, a Associação de Entidades Empresariais (Assemp), a Coordenação Executiva e a Cervejaria Eisenbahn esperam proporcionar uma experiência diferenciada aos festeiros que, em 2023, consumiram 184 mil litros da bebida.

Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA OKTOBERFEST

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.