Ato alerta sobre preconceito e violência contra pessoas LGBTQIA+ em Santa Cruz

Um ato simbólico realizado pelo Conselho Municipal da Diversidade (Comudi) chamou a atenção de quem passou em frente à Praça da Bandeira no fim da tarde dessa segunda-feira, 28. Dezenas de velas foram colocadas na escadaria do Palacinho, em uma manifestação pacífica que teve como objetivo alertar a sociedade santa-cruzense para a violência sofrida por pessoas LGBTQIA+.

Ao longo desta semana, a sede da Administração Municipal também ficará iluminada com as cores do arco-íris. “O objetivo é justamente marcar o número de mortos no Brasil e no mundo por preconceito e homofobia. No Brasil, a cada 15 horas, uma pessoa morre vítima de preconceito, e isso é o que se tem registro”, salientou o presidente do Comudi, Ruben Quintana. Segundo ele, a situação de violência enfrentada por pessoas LGBTQIA+ no mundo e também a pandemia não permitiram festas e paradas, por isso a escolha por um ato simbólico. “Essa foi uma maneira singela de lembrar e homenagear essas pessoas vítimas de homofobia.”

LEIA MAIS: Dia do Orgulho LGBTQIA+ é data para lutar e celebrar

Publicidade

Nessa segunda-feira, 28 de junho, foi comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, com celebrações e atos em diversas cidades do Brasil e do mundo. Quintana ressaltou que o Comudi se decidiu por um ato simbólico para evitar aglomerações. “Optamos por fazer esse movimento entre os membros do conselho e não abrir muito para a sociedade para que não houvesse aglomeração com a vinda de mais simpatizantes. Foi uma ação interna”, completou.

Quintana destacou o impacto da ação, que é tratada como mais um avanço na luta da comunidade. “É como o corte da fita inaugural do que nós temos que fazer. O Palacinho é um símbolo do município, da história e da política de Santa Cruz, então eu espero que sirva de reflexão e de marco para que a gente diminua o preconceito no nosso município”, afirmou.

LEIA MAIS: Dois anos após LGBTQfobia ser criminalizada pelo STF, lei enfrenta barreiras

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.