Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

meio ambiente

Atletas unem prática saudável à ideia de preservação ambiental

Foto: Rafaelly Machado

Além da integração, participantes contribuíram com o descarte correto de resíduos

Aliar o esporte e o cuidado com o meio ambiente. Essa foi a premissa de um evento promovido na manhã do último sábado, 4, em Santa Cruz do Sul. A ação contou com a organização de diversas entidades, empresas e Prefeitura e marcou a Semana do Meio Ambiente no município. Dezenas de corredores e praticantes de caminhada ao Lago Dourado fizeram a volta inteira no complexo.

Conforme um dos organizadores, Ismael Fernando Christmann, o objetivo é promover a conscientização. “A inscrição foi trazer um resíduo reciclável, a medalha é uma muda de árvore, e a partir disso conseguimos brindes sustentáveis para contemplar os participantes”, salientou. A bela manhã de sol e clima ameno foi um ingrediente a mais para a realização da atividade, que se iniciou às 9 horas.

LEIA TAMBÉM: Dia do Meio Ambiente: boas atitudes em nome de um mundo melhor

Publicidade

Conforme Christmann, a atividade, além de um exercício, foi um momento de reflexão. “Pedimos aos participantes para que fizessem seu trajeto no entorno do Lago pensando no que eles vão dar para o futuro. A gente fala que uma pessoa, num mês, deveria plantar seis árvores, para conseguir buscar sua quantidade de carbono emitida. Demos uma muda de árvore ao final da prova para incentivar essa prática”, complementou o funcionário da empresa MeuResíduo.

Entre as espécies à disposição para a escolha dos atletas havia mudas de araçá, cereja e jabuticaba. A Concessionária Rota Santa Maria participou do evento fornecendo água, frutas e também ambulância. As cascas das frutas ingeridas pelos corredores foram levadas para um estande da empresa Casinha Verde, especializada no trabalho de compostagem.

“Isso acontece com o objetivo de ensinar os participantes a destinarem corretamente o resíduo orgânico nas casas. A partir disso se produz o biofertilizante que, diluído em água, pode-se regar e dar uma melhor qualidade às plantas”, salientou Christmann. A Corsan também levou um bebedouro para os atletas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Parceiros da natureza: escoteiros promovem ações pelo meio ambiente

Os resíduos entregues pelos participantes na inscrição, como metais, eletrônicos, papelão, plásticos e vidro, foram recolhidos por uma equipe da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat).

Entre os grupos de corrida e praticantes de caminhada que participaram do evento estavam o Treino de Domingo, Pé no Chão, Caminhada 21, Runner, Infit Run e AtiveRun, Grupo Guifitness e Supera Runners. “Conseguimos juntar todos os grupos em um evento sem competitividade, no qual a medalha é uma muda e aprende-se a destinar o resíduo certo”, finalizou Christmann.

Publicidade

A atividade foi uma organização da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Corsan, Coomcat, Lixo Zero, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Strava Santa Cruz, Rota de Santa Maria, Casinha Verde, Fupasc, Sulpel, Seasc, Recicle Socioambiental, Faccin Bicicletas, Afubra, StockMed e MeuResíduo. O evento foi finalizado com uma oração dos participantes.

LEIA TAMBÉM: Veja onde serão instalados os coletores de bitucas de cigarro em Santa Cruz

Corredor na pandemia

Charles Vitalis passou a correr na pandemia e vê benefícios para a saúde

Se hoje Charles Vitalis, de 40 anos, é um participante ativo nas competições de corrida na região, em parte se deve à pandemia. É porque foi nesse período de quase dois anos em que o mundo sofreu com o coronavírus que o interesse do morador de Vera Cruz despertou para o esporte. Ele admite que antes não era um praticante de caminhada, corrida ou mesmo modalidades comuns, como o futebol.

Publicidade

“Comecei para sair da monotonia. Estava muito parado em casa por causa da pandemia, precisava me movimentar, por isso iniciei na atividade física. Comecei a correr e depois vi que só correr não bastava, precisava fazer reforço muscular, e assim comecei a participar de eventos de corrida”, contou o hoje integrante do grupo Vera City Runners.

Ele salientou a importância do evento pelo caráter da conscientização. “Eu achei excelente a iniciativa da organização. Inclusive, trouxe resíduos de casa para descartar. Alguns estavam guardados há muito tempo e a gente fica esperando para levar tudo de uma vez, por isso, hoje (sábado) foi uma boa oportunidade para recolher e trazer.”

LEIA TAMBÉM: Definidos os valores para inscrição na 15ª Rústica e 4ª Meia Maratona

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.