O ginásio do União Corinthians sediou, de sexta até este domingo, 28, um total de 13 jogos válidos pela segunda etapa do Encontro Gaúcho de Basquete Master, que reúne equipes da região Sul e de São Paulo, da Argentina e do Uruguai. Em quadra, os atletas das categorias 50+, 60+,70+ e 75+ demonstraram muito mais do que a habilidade para o esporte e deram um show de vitalidade. Um deles foi o uruguaio Carlos Alberto de León, 79 anos, que integra o time do Guanabara/Sarandi, formado por jogadores de Santana do Livramento e Rivera. “Sem cansar”, como fez questão de sublinhar, ele participou de três jogos.
LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul recebe Encontro Gaúcho de Basquete Master
Ele contou que participa das competições desde 2007 com os veteranos do Desportivo Social Sarandi Universitário, agremiação ativa há 75 anos. Carlos é irmão mais velho do ex-craque de futebol Hugo de León, que fez história em diversos clubes – com o Grêmio, por exemplo, venceu, entre outros campeonatos, o Mundial em 1983. Ao avaliar a importância da categoria master, evidenciou que o mais importante de tudo é o ato de se movimentar. “De cinco irmãos eu sou o mais velho e todos sempre gostaram de basquete. O Hugo que, mais tarde, deslanchou no futebol”, acrescentou.
Publicidade
O contato com o basquete se iniciou na adolescência, por volta dos 14 anos, no Club Desportivo Telégrafo, em Rivera. Depois foi jogar no Club Atlético Peñarol, em Montevideo, onde permaneceu por seis anos. Com disposição e preparo físico de dar inveja em muito jovem, Carlos afirmou que não pretende se afastar tão cedo das quadras.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: UniCo conquista o troféu do 9º Encontro Master de Basquete
Essa também é a vontade do jogador Gilberto Lenz, 78 anos, da Associação dos Velhos Amigos do Basquete de Santa Maria. Igualmente entusiasmado pelo esporte, ele começou a dar os primeiros arremessos por volta dos 13 anos, no Corinthians de Santa Maria, onde atuou até seus 27 anos. “Eu saí do Corinthians porque precisei mudar de cidade em função do meu trabalho”, relatou, observando que mesmo assim não deixou de jogar. No master desde meados dos anos 80, Gilberto considera que “o esporte só dá coisas boas”.
Publicidade
Outro atleta destaque nas partidas do fim de semana foi Eduardo Lawson, de 80 anos, ex-Seleção Brasileira, de Rio Grande. Ele esteve em quadra com times dos 75+, na sexta e no sábado.
LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses são campeões brasileiros 45+ na Paraíba
Publicidade
O que se considerou como vitória entre os que acompanhavam os jogadores foi o fato de todos estarem em quadra com saúde. Uma das torcedoras, Jadete Barbosa Lampert, esposa de Gilberto, disse que a competição representa a celebração da vida. “O mais importante não é ganhar do time adversário, mas sim o exercício mental, o equilíbrio emocional de cada um deles.”
O Encontro foi organizado por agremiações das quatro cidades que sediam as partidas – Associação dos Velhos Amigos do Basquete (Santa Maria), Associação de Basquete (Porto Alegre), Esporte Clube Guanabara/Club Universitário Sarandi (Santana do Livramento/Rivera) e União Corinthians (Santa Cruz do Sul).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA DE ESPORTES
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.