O frio do início da manhã deste domingo, 9, não foi obstáculo para 70 esportistas da região que participaram da terceira edição do Duathlon de Inverno, promovido no Condomínio Parque Europa pela Gazeta Grupo de Comunicações. A competição esportiva contou com 5 km de corrida, 18 km de ciclismo e mais 3 km de corrida em torno da pista do condomínio, localizado na zona norte de Santa Cruz.
Esportistas profissionais participaram do duathlon, mas também muitos atletas amadores e iniciantes, alguns competindo pela primeira vez, em um fato que o modelo do evento propõe. “Estamos acostumados a realizar eventos para 300 até 800 pessoas. O Duathlon de Inverno tem esse formato mais fechado, justamente por ser uma medição para novos atletas que querem se testar, enquanto os profissionais buscam melhorar marcas pessoais”, comentou o responsável pela Gestão de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen.
Publicidade
Ainda de acordo com ele, o sucesso do evento junto aos atletas abre a possibilidade, inclusive, para a realização de uma edição de verão do Duathlon. Realizado pela Gazeta Grupo de Comunicação, o evento contou com divulgação da Rádio 99.7 FM e apoio do Condomínio Parque Europa e Germani Alimentos.
Do sedentarismo às competições
Publicidade
Até abril do ano passado, Emerson de Lima Serafim não poderia imaginar que estaria participando do Duathlon de Inverno neste domingo. Sedentário até então, o santa-cruzense de 39 anos pesava quase 100 kg. Foi quando resolveu mudar os hábitos. “Não dava mais pra eu me olhar no espelho. Comecei a correr cinco minutos, aumentei pra sete e hoje corro duas horas sem parar”, comentou.
A competição promovida pela Gazeta foi a primeira que Emerson participou. O morador do bairro Esmeralda, que é proprietário de uma loja de confecções no Centro, revela não utilizar mais veículos para ir ao trabalho. “Vou a pé. Nos dias que estou bem disposto vou correndo, e nos dias mais cansativos caminho.”
Não tem idade para iniciar a prática de exercícios
Publicidade
Com 59 anos, Rejane Overback é um exemplo para as pessoas acomodadas. A santa-cruzense começou a correr há cerca de um ano e não parou mais. “Me achei no esporte e indico a todos”, disse. A aposentada mantém uma sequência de corridas alternadas a competições. “Participei domingo passado da Maratona de Porto Alegre e hoje consegui o 2º lugar na categoria de duplas feminina, junto a minha colega Daniela dos Santos.”
Parceria inédita pela vitória
Publicidade
Anderson Grasiane e Juliano Komme, dois atletas de renome regional em se tratando de ciclismo e corrida, respectivamente, jamais haviam participado de uma competição em conjunto. A parceria efetivada pela primeira vez rendeu aos dois o título de vencedores gerais do Duathlon de Inverno.
A dupla realizou o percurso no menor tempo entre todos os competidores: 59 minutos e 28 segundos. “Foi a primeira parceria minha com o Komme e já conseguimos um belo resultado”, ressaltou o ciclista Anderson Grasiane, que já participou de competições a nível estadual e venceu três vezes consecutivas a Corrida Contra o Relógio, também promovida pela Gazeta. “Cada um fez a sua parte em cada modalidade e conquistamos o troféu. Agradeço aos meus amigos, apoiadores e patrocinadores”, completou o corredor Juliano Komme.
Publicidade