Atletas do Colégio Mauá são classificados para a Seletiva Nacional Gymnasíade 2022

O Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, comemorou importantes conquistas em fevereiro. Os xadrezistas Maria Carolina Hirsh, 17 anos, e Arthur da Costa Durigon, 15 anos; a atleta de ginástica rítmica, Milena Bartz, 15 anos; e os alunos do atletismo, Dayana Fernandes Schmidt, 15 anos, e Júlio da Silva Struecker, 16 anos, foram classificados para representar o Rio Grande do Sul na Seletiva Nacional Gymnasíade 2022, em Aracaju (SE), entre 7 de março e 19 de abril. As competições são promovidas e realizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

O diretor Geral do Mauá, Nestor Raschen, ressalta a felicidade com as classificações. “Temos o esporte como um dos nossos pilares da educação. Sempre incentivamos os nossos alunos a participarem das mais diversas competições Nossos atletas estão de parabéns, isso é resultado de um trabalho coletivo da escola, estudantes, professores, técnicos e famílias”, ressaltou o diretor. Os atletas que passarem pela Seletiva Nacional Gymnasíade 2022 irão competir no mundial da Gymnasíade 2022, que acontecerá na França, de 14 a 22 de maio de 2022.

LEIA TAMBÉM: Aluna do Mauá é campeã de torneio internacional de xadrez em Florianópolis

Publicidade

Xadrez

Conforme o técnico de Xadrez do Mauá, Flávio Schedler, seis alunos participaram, na semana passada, da seletiva presencial na Escola Pastor Dohms, em Porto Alegre. A disputa contou com a participação de 18 jogadores, que disputavam três vagas masculinas e três vagas femininas. A atleta Maria Carolina estabilizou os momentos iniciais e sagrou-se campeã do seu grupo, passando diretamente para as finais, o que garantiu a vaga no campeonato nacional. Já Arthur conquistou a vaga de forma invicta. “Ele tomou a liderança e disparou nas primeiras rodadas e, ao final de cinco partidas, ele sagrou-se campeão estadual”, contou o técnico.

Mesmo sem conquistar uma vaga no campeonato nacional, outros atletas de Xadrez do Colégio Mauá se destacaram na competição. O estreante William Rodrigues Rehbein foi eliminado na semifinal. Candida Luisa Poetter, Lauren Pereira Schirmer e Manuela Swarowsky Schaack fizeram boas apresentações frente às experientes rivais. “Elas terminaram a competição nas posições intermediárias, adquirindo experiência para novas tentativas nas edições futuras”, relatou o técnico das xadrezistas.

LEIA MAIS: Alunos da região conquistam medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

Publicidade

Ginástica

A ginasta Milena Bartz foi uma das quatro atletas indicadas pela Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul para compor a Seleção Gaúcha na Seletiva Nacional Gymnasíade, em Aracaju, de 28 a 31 de março. A seletiva nacional irá classificar os campeões para representarem o Brasil na competição internacional. “Estar entre as melhores atletas de nosso país é uma honra para qualquer ginasta, estou muito feliz com esta conquista, estarei preparada e motivada para fazer meu melhor e viver cada momento deste sonho”, salientou Milena.

Para o treinador da Equipe de GR do Mauá, Rafael Luz, depois de 18 meses em treinos online e da volta, em agosto do ano passado, para o ginásio, o maior desafio foi retornar às quadras e competir no final de 2021. “A Milena estar na Seleção Gaúcha é nossa maior vitória, resultado de dedicação, empenho e esperança de toda a nossa equipe, que nunca desistiu, mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia. É a primeira vez que uma atleta desta geração do Mauá compete no programa completo da Ginástica Rítmica”, ressaltou Luz.

A ginasta deve apresentar na competição nacional quatro séries nos aparelhos Arco, Bola, Maças e Fita. “Se participar deste grandioso evento, pela Seleção de nosso Estado é motivo de muito orgulho e alegria, um outro desafio vem junto, que é preparar nossa atleta nos quatro aparelhos em tão pouco tempo. Além das questões técnicas, estamos dando ênfase na preparação emocional. Assim, a Milena chegará na competição totalmente preparada”, comentou a treinadora do Mauá, Bruna Martins, que também é ex-atleta do educandário e da Seleção Brasileira. As outras três convocadas são de Porto Alegre e treinam no Grêmio Náutico União e na Sogipa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aos 7 anos de idade, santa-cruzense é bicampeão estadual de jiu-jitsu

Atletismo

O atletismo do Colégio Mauá teve dois classificados na seletiva estadual, que aconteceu no início do mês. Dayana Schmidt venceu a prova dos 100 metros rasos e Júlio Struecker ficou vice-campeão nos 200 metros rasos e no salto em altura. Os alunos irão representar a Seleção Gaúcha de Atletismo na Seletiva Nacional Gymnasíade 2022, em Aracaju, entre os dias 7 e 10 de março. “Com a classificação dos dois atletas, também fui convocado como técnico da Seleção Gaúcha de Atletismo para o brasileiro”, comemorou o professor do Mauá, Henrique Wenning.

LEIA MAIS: Museu do Mauá repassa peças do Almirante Alexandrino de Alencar para Rio Pardo

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.