O Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, comemorou importantes conquistas em fevereiro. Os xadrezistas Maria Carolina Hirsh, 17 anos, e Arthur da Costa Durigon, 15 anos; a atleta de ginástica rítmica, Milena Bartz, 15 anos; e os alunos do atletismo, Dayana Fernandes Schmidt, 15 anos, e Júlio da Silva Struecker, 16 anos, foram classificados para representar o Rio Grande do Sul na Seletiva Nacional Gymnasíade 2022, em Aracaju (SE), entre 7 de março e 19 de abril. As competições são promovidas e realizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
O diretor Geral do Mauá, Nestor Raschen, ressalta a felicidade com as classificações. “Temos o esporte como um dos nossos pilares da educação. Sempre incentivamos os nossos alunos a participarem das mais diversas competições Nossos atletas estão de parabéns, isso é resultado de um trabalho coletivo da escola, estudantes, professores, técnicos e famílias”, ressaltou o diretor. Os atletas que passarem pela Seletiva Nacional Gymnasíade 2022 irão competir no mundial da Gymnasíade 2022, que acontecerá na França, de 14 a 22 de maio de 2022.
LEIA TAMBÉM: Aluna do Mauá é campeã de torneio internacional de xadrez em Florianópolis
Publicidade
Xadrez
Conforme o técnico de Xadrez do Mauá, Flávio Schedler, seis alunos participaram, na semana passada, da seletiva presencial na Escola Pastor Dohms, em Porto Alegre. A disputa contou com a participação de 18 jogadores, que disputavam três vagas masculinas e três vagas femininas. A atleta Maria Carolina estabilizou os momentos iniciais e sagrou-se campeã do seu grupo, passando diretamente para as finais, o que garantiu a vaga no campeonato nacional. Já Arthur conquistou a vaga de forma invicta. “Ele tomou a liderança e disparou nas primeiras rodadas e, ao final de cinco partidas, ele sagrou-se campeão estadual”, contou o técnico.
Mesmo sem conquistar uma vaga no campeonato nacional, outros atletas de Xadrez do Colégio Mauá se destacaram na competição. O estreante William Rodrigues Rehbein foi eliminado na semifinal. Candida Luisa Poetter, Lauren Pereira Schirmer e Manuela Swarowsky Schaack fizeram boas apresentações frente às experientes rivais. “Elas terminaram a competição nas posições intermediárias, adquirindo experiência para novas tentativas nas edições futuras”, relatou o técnico das xadrezistas.
LEIA MAIS: Alunos da região conquistam medalha de ouro na Olimpíada de Matemática
Publicidade
Ginástica
A ginasta Milena Bartz foi uma das quatro atletas indicadas pela Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul para compor a Seleção Gaúcha na Seletiva Nacional Gymnasíade, em Aracaju, de 28 a 31 de março. A seletiva nacional irá classificar os campeões para representarem o Brasil na competição internacional. “Estar entre as melhores atletas de nosso país é uma honra para qualquer ginasta, estou muito feliz com esta conquista, estarei preparada e motivada para fazer meu melhor e viver cada momento deste sonho”, salientou Milena.
Para o treinador da Equipe de GR do Mauá, Rafael Luz, depois de 18 meses em treinos online e da volta, em agosto do ano passado, para o ginásio, o maior desafio foi retornar às quadras e competir no final de 2021. “A Milena estar na Seleção Gaúcha é nossa maior vitória, resultado de dedicação, empenho e esperança de toda a nossa equipe, que nunca desistiu, mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia. É a primeira vez que uma atleta desta geração do Mauá compete no programa completo da Ginástica Rítmica”, ressaltou Luz.
A ginasta deve apresentar na competição nacional quatro séries nos aparelhos Arco, Bola, Maças e Fita. “Se participar deste grandioso evento, pela Seleção de nosso Estado é motivo de muito orgulho e alegria, um outro desafio vem junto, que é preparar nossa atleta nos quatro aparelhos em tão pouco tempo. Além das questões técnicas, estamos dando ênfase na preparação emocional. Assim, a Milena chegará na competição totalmente preparada”, comentou a treinadora do Mauá, Bruna Martins, que também é ex-atleta do educandário e da Seleção Brasileira. As outras três convocadas são de Porto Alegre e treinam no Grêmio Náutico União e na Sogipa.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Aos 7 anos de idade, santa-cruzense é bicampeão estadual de jiu-jitsu
Atletismo
O atletismo do Colégio Mauá teve dois classificados na seletiva estadual, que aconteceu no início do mês. Dayana Schmidt venceu a prova dos 100 metros rasos e Júlio Struecker ficou vice-campeão nos 200 metros rasos e no salto em altura. Os alunos irão representar a Seleção Gaúcha de Atletismo na Seletiva Nacional Gymnasíade 2022, em Aracaju, entre os dias 7 e 10 de março. “Com a classificação dos dois atletas, também fui convocado como técnico da Seleção Gaúcha de Atletismo para o brasileiro”, comemorou o professor do Mauá, Henrique Wenning.
LEIA MAIS: Museu do Mauá repassa peças do Almirante Alexandrino de Alencar para Rio Pardo
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!