Um sonho que parecia distante está prestes a se tornar realidade para o jovem João Back dos Santos. Aos 17 anos, ele está prestes a disputar um Campeonato Mundial na Europa, algo até pouco tempo atrás quase que impossível, se não fosse o Eisstocksport.
O garoto mora em Linha Santa Cruz e há dois anos passou a jogar o esporte na Associação 15 de Agosto. Agora, ele busca levantar recursos suficientes para a disputa pela Seleção Brasileira, que ocorre entre o final de fevereiro e início de março, em Kapfenberg, na Áustria, onde vai disputar o Mundial de Juniores no Individual.
LEIA TAMBÉM: João Fonseca vence número 9 do mundo em estreia em Grand Slam
Publicidade
João está com uma campanha para venda de brigadeiros e doces, a fim de angariar recursos para a sua manutenção na Áustria por quase três semanas. “Como estou de férias na escola, acabei, junto com minha família, optando em preparar e vender esses brigadeiros e doces para obter mais recursos para a ida ao Mundial”, justificou.
Aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Affonso Pedro Rabuske, em Linha Santa Cruz, o jovem é estagiário na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) de Linha Santa Cruz, onde cumpre jornada de seis horas. Ele trabalha no turno oposto.
“Quem mais me estimulou a fazer as trufas foram as colegas e meus pais. E está dando certo, pois a acolhida está sendo muito boa”, diz. A partir das vendas, outros tipos de ajuda estão surgindo. Um empresário doou 30 litros de chope, para que ele possa usar de alguma forma. João ainda organizou uma rifa, em que as colegas da Emei ajudaram com prêmios, para a arrecadação dos fundos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Em seu primeiro teste, Grêmio vence o São José no CT Luiz Carvalho
A meta é alcançar R$ 11 mil, valor necessário para cobrir todos os custos de viagem e manutenção das despesas durante a estada. “Temos a orientação de que precisamos em torno de 50 euros diários para alimentação e estou trabalhando com esse objetivo, além, é claro, da viagem”, observou. Ele tem o apoio do Clube 15 de Agosto e, é claro, dos pais Ivanir Maria Back e Alceu Santos dos Santos, que ainda contam com dois irmãos. “O pessoal dos demais clubes também está sendo muito receptivo”, salientou o atleta.
Antes do Eisstock, cuja prática ele iniciou após convite dos pais – sempre estava com eles nos almoços do Clube 15 de Agosto –, João jogava futebol na escolinha da Associação Genoma Santa Cruz. “Sempre sonhava em ir para a Europa, mas nunca achei que seria desta forma e tão rápido. A possibilidade surgiu em maio do ano passado, e desde então estou me preparando”, diz ele, que ficou campeão individual juvenil e vice-campeão no individual por equipes no ano passado.
Publicidade
Do 15 de Agosto, o garoto será o único representante no Mundial. Quem quiser ajudá-lo pode entrar em contato pelo número (51) 98021 0815.
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.