ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Atividades vão comemorar os 173 anos da imigração; veja a programação

Passeio para inauguração da ciclofaixa de Linha Santa Cruz atraiu um grande público

O dia 19 de dezembro de 1849 foi a data em que os primeiros imigrantes chegaram à Colônia Santa Cruz, fundada em 1847 pelo Governo do Estado Riograndense para o assentamento de famílias provenientes de terras germânicas. A fim de comemorar a importante data para toda a região, entre os dias 10 e 18 deste mês, haverá uma programação especial organizada pela comissão dos Festejos dos 173 Anos da Imigração.

LEIA TAMBÉM: Comitê Científico do Bicentenário da Imigração Alemã realiza encontro

Publicidade

Os imigrantes que vieram para a colônia foram assentados na “Alte Pikade”, local onde hoje fica o Bairro de Linha Santa Cruz. Para lembrar os pioneiros, serão realizados diversos eventos, com a presença da comunidade e de autoridades. Entre as novidades da comemoração deste ano está o primeiro Passeio Ciclístico da Imigração. Para participar, basta comparecer de bicicleta na concentração e retirar um número para concorrer aos brindes e a uma nova bicicleta.

Publicidade

Silvani Frantz, que é uma das coordenadoras da comissão dos Festejos, explica que a ideia do passeio surgiu para valorizar os atrativos da rota dos Caminhos da Imigração e também a ciclofaixa existente em Linha Santa Cruz. “A rota é integrada pela rua mais antiga de Santa Cruz, onde inicia esse passeio, passando por outros atrativos que levam ao futuro Parque do Imigrante, que está sendo pensado pela comunidade e pelo Município”, ressalta. A estrutura ficará na área da Granja Municipal.

LEIA TAMBÉM: História da imigração alemã em Santa Cruz do Sul: tudo começou em 1849

Publicidade

O passeio ciclístico está sendo organizado pelo Rotary Club e pela Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc), entidade que vai sortear a bicicleta. “Convidamos ciclistas, grupos de ciclistas, familiares, amigos e crianças. Enfim, todos que puderem participar. O evento terá acompanhamento dos fiscais de trânsito da Prefeitura”, detalha Ricardo Bringmann, presidente da Amorlisc e integrante da comissão dos Festejos.

Publicidade

Ainda de acordo com Silvani, um dos pontos altos será o encontro de corais. “Todas as atividades são muito importantes. Teremos a palestra sobre a imigração, a Taça da Imigração, que a Lifasc está organizando, e o culto ecumênico.”

Programação:

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta