Eram 8h15 da manhã e as novas amigas das quintas-feiras já estavam chegando para mais uma atividade no salão da Igreja Santo Inácio, no bairro de mesmo nome. Ambas têm a mesma idade, 69 anos, compartilham o mesmo nome, Maria, e nunca se atrasam porque a primeira atividade do encontro é sagrada para elas: o momento da oração, para depois se alongarem e se exercitarem com uma trilha musical ao fundo.
Maria Cleusa Helff e Maria Teresinha Nunes começam a manhã orando e uma hora depois voltam para casa, com o corpo e a mente, segundo elas, melhores do que quando chegaram. “O exercício físico é o remédio da pessoa de idade”, resume Maria Helff. Iniciada em fevereiro deste ano, a atividade terapêutica chinesa de Lian Gong para moradores do Bairro Santo Inácio, e referenciados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Verena, atende cerca de 35 usuários todas as quintas-feiras, com encontros de uma hora.
LEIA TAMBÉM: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: CVV realiza ação neste sábado
Publicidade
Coordenada por uma agente comunitária de saúde capacitada para a função, a atividade faz parte do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), instituído pela prefeita Helena Hermany por meio de decreto em abril deste ano. A medida regulamenta a aplicabilidade das Pics de forma permanente, nas unidades de saúde do município. Esse é o caso da Lian Gong, em que as duas Marias não deixam de ir uma vez por semana. “Minha pressão parou de subir depois que comecei aqui”, comemora Helff.
Nesta semana, a prefeita Helena Hermany e o vice-prefeito Elstor Desbessell foram conversar com os participantes e acompanhar a atividade. “Parabéns a vocês que cuidam da saúde. Esses encontros com certeza servem para prevenir possíveis problemas de saúde, porque aqui vocês cuidam do espírito, do corpo, sem contar os benefícios que a convivência com amigos traz”, disse a prefeita.
LEIA TAMBÉM: Varíola dos macacos: RS tem 118 casos confirmados da doença
Publicidade
A Secretaria de Saúde dispõe de nove grupos, contemplando cerca de 200 pessoas semanalmente. Oferecem as Pics, além da UBS Verena, a do Avenida e a Farroupilha, mais as ESFs Arroio Grande, Ingo Ebert, Pinheiral, Senai e Faxinal, e o Centro Municipal de Referência ao Idoso. Na ESF Linha Santa Cruz, começará na próxima sexta-feira,16.
A secretária de Saúde, Daniela Dumke, explica que as Pics não substituem as prescrições médicas. “São práticas integrativas, e elas não substituem os tratamentos prescritos pelos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais que atendem os pacientes. Porém, como o próprio nome diz, são complementares, para auxiliar na prevenção e melhora da saúde”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Baixa adesão leva Saúde a prorrogar Campanha de Vacinação contra a pólio
Publicidade
A coordenadora do programa municipal, Fabiana Acosta de Andrade, disse que há previsão de início das atividades em outras unidades de saúde. Nas ESFs Bom Jesus e Gaspar Bartholomay, começarão neste mês oficinas de saúde mental, de música com meditação, e Reiki. Já na ESF Rauber serão oferecidas oficinas em saúde mental com confecção de mandalas terapêuticas. Também estão previstas para Monte Alverne, na ESF Pedro Eggler, sem data definida. E ainda neste ano, na sede do Programa Municipal das Pics, na Rua Tiradentes, 210, terão início dois grupos de Dança Circular.
Ainda segundo ela, o objetivo para o próximo ano é capacitar mais profissionais em Lian Gong, Tai Chi Chuan, Reiki e também em meditação e práticas de respiração. Em 2023, será oferecida qualificação para profissionais em auriculoterapia. É uma técnica derivada da acupuntura que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar problemas físicos, mentais e até emocionais. O objetivo é ofertar a terapia em todas as unidades de atenção primária em Santa Cruz. Mais informações sobre o Programa Municipal das Pics podem ser obtidas pelo número (51) 2109 9347.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.