Você sabia que manter o corpo ativo pode fazer toda a diferença para quem convive com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide?
No mês em que celebramos o Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, e também o Dia Mundial da Saúde, 7, o alerta vem do reumatologista Dr. Robson Gonçalves, do Núcleo de Terapias para Doenças Autoimunes da Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde: “Exercício físico é parte do tratamento e deve ser estimulado, sim. Com orientação e dentro dos limites de cada paciente, o movimento pode aliviar dores, reduzir inflamações e melhorar a qualidade de vida.”
Atividade física e doenças autoimunes: afinal, melhora ou piora os sintomas do paciente?
Existe um mito comum de que pessoas com doenças reumáticas autoimunes não devem praticar atividade física. “Isso não é verdade. Claro que existem fases da doença em que o repouso pode ser indicado, mas de forma geral, o movimento é um grande aliado. Ele estimula a circulação, fortalece os músculos que sustentam as articulações, melhora a disposição e até contribui para melhora do humor”, explica o reumatologista.
Doenças como artrite reumatoide, lúpus, espondilite anquilosante e outras condições inflamatórias sistêmicas têm impacto direto na mobilidade e no bem-estar. O exercício físico, aliado ao tratamento medicamentoso adequado, contribui significativamente para o controle da doença e para a prevenção de deformidades articulares ao longo do tempo.
Cuidados importantes para se exercitar com segurança
O reumatologista Dr. Robson Gonçalves reforça que a prática deve sempre ser adaptada à realidade de cada paciente. “É essencial conversar com o reumatologista antes de iniciar uma rotina de exercícios. Em alguns casos, indicamos o acompanhamento com fisioterapeuta ou educador físico com experiência em reumatologia, especialmente durante o início do tratamento ou em casos de limitação mais intensa”, orienta.
Segundo ele, os melhores resultados vêm da combinação entre movimento regular, tratamento personalizado e acompanhamento contínuo com uma equipe multidisciplinar.
Atendimento com excelência e acolhimento em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires
O reumatologista Dr. Robson Gonçalves integra a equipe do Núcleo de Terapias para Doenças Autoimunes da Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde, referência no tratamento de doenças autoimunes em Santa Cruz do Sul e região dos Vales. Com mais de 17 anos de atuação, a clínica oferece um ambiente seguro, acolhedor e estrutura completa para o tratamento das doenças autoimunes, com destaque para:
✅ Aplicação de medicação em salas privativas.
✅ Equipe especializada, 100% capacitada e experiente.
✅ Atendimento acolhedor, com foco no bem-estar do paciente.
✅ Opções de agendamento particular ou por convênios, como o Ipê Saúde, Cassi, Cabergs, Saúde Caixa, Amil, Bradesco, entre outros (consulte).
Agendamentos e informações pelo telefone/WhatsApp: (51) 3056 8686.