O frio da manhã dessa quarta-feira, 31, não foi suficiente para parar centenas de pessoas que acordaram com o objetivo de exercitar o corpo em Santa Cruz do Sul. O Dia do Desafio do Serviço Social do Comércio (Sesc) teve diversas ações e proporcionou momentos de atividade física junto de atos solidários em todo o município. De acordo com o técnico de Esportes e Lazer do Sesc, Michel Costa, a proposta foi tirar as pessoas da zona de conforto, desafiar a fazer alguma atividade diferente, sair da rotina.
LEIA MAIS: Dia do Desafio teve atividades com grupos de idosos no Poliesportivo
Uma das ações que atraiu muitos participantes foi um momento de integração no Ginásio Poliesportivo Arnão reunindo grupos do Sesc, Unimed, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc), entre outros. Durante a manhã, pessoas de todas as idades realizaram alongamentos e aqueceram o corpo dançando ao som de sucessos musicais.
Publicidade

LEIA MAIS: Dia do Desafio terá corrida, ciclismo e doação de sangue em Santa Cruz do Sul
Alice Schwengber Pires, de 83 anos, participou da atividade. A santa-cruzense disse à Gazeta que participa de muitos grupos na cidade, como o Maturidade Ativa da Prefeitura. “Eu gosto do projeto, é de muito valor para mim. Foi uma boa ideia a Prefeitura lançar essa ação.” Alice integrou o Dia do Desafio pela primeira vez este ano, mas está presente em todas as oportunidades que a fazem exercitar o corpo. “Muitas pessoas se acomodam, mas eu vim para mostrar do que sou capaz. Além de me exercitar, realizo os afazeres de casa”, contou a participante.


O presidente da Apopesc, Germano Fernando Kelber, de 87 anos, também esteve na integração do Sesc. “Realizo atividade física principalmente por causa da minha idade. Além disso, faço fisioterapia na associação. Não posso parar, porque é muito importante, principalmente para os idosos.” Kelber ressaltou a importância da prática esportiva. “Os jovens são mais maleáveis e têm condições físicas melhores. Mas o conselho que eu deixo é: não parem. Tenham uma vida ativa, porque isso faz a diferença.”
Publicidade
LEIA MAIS: Dia do Desafio teve atividades com grupos de idosos no Poliesportivo
Ações solidárias na cidade
Além da prática esportiva, o Dia do Desafio promoveu ações solidárias em Santa Cruz. Junto do recolhimento de litros de leite dos participantes, a programação contou com a doação de sangue no banco de sangue Hemovida do Hospital Santa Cruz (HSC). Valério Bencke, que trabalha na manutenção do Sesc, foi um dos voluntários durante a manhã.

Foi a primeira vez que Bencke doou sangue por meio da iniciativa. “Além dos exercícios, o maior desafio é ajudar o próximo. A possibilidade de colaborar é algo incrível”, frisou. Segundo informações do responsável técnico do Hemovida, Leandro Porto, 33 pessoas realizaram a doação ontem. O HSC também ofereceu uma aula de ginástica laboral para os funcionários em horários diferentes, buscando abranger o máximo de participantes durante todo o dia.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade