Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Atingidos por enchente começam a retornar às casas

Cinco famílias conseguiram retornar às suas casas em Rio Pardo até essa sexta-feira após a diminuição do nível das águas da enchente dos rios Jacuí e Pardo. Ao todo, 35 famílias dos bairros Várzea do Camargo, Nossa Senhora do Rosário e Praça da Ponte tiveram que deixar as residências até o último domingo por causa dos alagamentos. Elas foram alojadas no Centro Comunitário do Mutirão do Camargo, Ginásio da Boa Vista ou na casa de parentes.

O coordenador da Defesa Civil no município, Valdir Gonçalves, informou que as águas baixam de forma muito lenta. Por esta razão, ainda não há previsão sobre o retorno para casa dos que ainda permanecem nos abrigos. Conforme Gonçalves, todas as pessoas que já conseguiram voltar são da Várzea do Camargo e estavam em casas de parentes. A Defesa Civil realiza uma avaliação das moradias antes da ocupação e ajuda nos trabalhos de limpeza.

O nível do Rio Jacuí atingiu 16,46 metros na jusante da Barragem do Anel de Dom Marco no fim da tarde da última segunda-feira, representando 9,45 metros acima do normal. No início da manhã de ontem a medição apontou 15,10 metros. O coordenador da Defesa Civil afirma que o vento dos últimos dias ajudou a represar a água e por isso o nível demora mais para diminuir.

Publicidade

As famílias que permanecem fora das casas recebem apoio da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social com o repasse de alimentos e água. A estrada de acesso ao Balneário Porto Ferreira, onde há maior número de casas de veraneio no município, permanece sem condições de trafegabilidade para veículos de passeio por causa do alagamento.

CHEIA
O Rio Jacuí atingiu 16,46 metros na jusante da Barragem do Anel de Dom Marco no fim da tarde da última segunda-feira, representando 9,45 metros acima do normal.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.