Categories: Regional

Atendimentos oftalmológicos devem seguir novas regras

Os atendimentos oftalmológicos têm novas regras em Santa Cruz do Sul, por conta da pandemia. Além das máscaras de proteção para as equipes de atendimento e a disponibilização de álcool gel, os pacientes também devem usar máscaras.

A procura pelo consultório reduziu no período, de acordo com o oftalmologista Adriano Schafer. “Geralmente estão vindo pacientes com problemas mais agudos, como conjuntivite. Quando o paciente entra em contato para marcar a consulta, sempre é questionado quanto a sintomas gripais”, conta. O profissional, que atende somente com agendamento, tem marcado as consultas com intervalo, para evitar aglomerações na sala de espera.

De acordo com o médico, não há recomendação do Ministério da Saúde quanto aos atendimentos, mas em geral, as consultas eletivas diminuíram muito. “A maioria dos pacientes que nos procuram tem alguma urgência, como doenças que podem levar à perda de visão e dores oculares.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: 500 testes de Covid-19 serão aplicados neste fim de semana em Santa Cruz

Cuidados com óculos e lentes
Para quem usa óculos ou lentes de contato, o período também deve ser de cuidados redobrados com a higienização. Os óculos devem ser limpos constantemente, especialmente para quem precisa continuar saindo de casa. “A higienização deve ser feita preferencialmente com lenço umedecido com álcool isopropílico, que é diferente do álcool etílico vendido em mercados, mas pode ser encontrado em ópticas”, ensina o oftalmologista. Para Adriano, quem utiliza óculos para correção visual deve evitar o hábito de usá-los apoiados na cabeça ou pescoço, pendurados na roupa ou sobre superfícies. “Quando não estiverem em uso devem ser guardados em seu estojo para proteger a lente do vírus e de riscos.”

LEIA TAMBÉM: Mudanças no decreto de Santa Cruz só serão definidas na próxima semana

Já para quem utiliza lentes de contato, é importante reforçar a higiene das mãos antes de manuseá-las. “Os produtos de limpeza são desenvolvidos para manter a lente higienizada e devem ser corretamente utilizados. As lentes gelatinosas devem sempre respeitar o seu prazo de uso”, disse o profissional da Augen Oftalmologia. Schafer reforça que além dos cuidados com os olhos, para evitar a contaminação é importante manter precauções gerais de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.