Regional

Atendimentos no Hospital Veterinário chegam a 5,4 mil desde janeiro

Inaugurado em agosto de 2020 e realizando atendimentos desde outubro do mesmo ano, o hospital veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é referência na prestação de serviços. A estrutura de 2 mil metros quadrados em Linha Pinheiral, à beira da RSC-287, já ultrapassou a marca de 5.480 atendimentos desde janeiro de 2022, uma média de 32 consultas por dia, segundo a médica veterinária e gestora Cláudia Lautert.

Além dos serviços, a estrutura da casa de saúde também chama a atenção. No Hospital Veterinário da Unisc, é possível atender tanto animais de pequeno porte como cães, gatos e outros pets, quanto animais de grande porte, como equinos e bovinos.

LEIA TAMBÉM: Confira dicas importantes para manter a saúde dos pets em dia

Publicidade

Cláudia, que também é professora do curso de Medicina Veterinária da Unisc, explica que os atendimentos acontecem de forma particular, e também via Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que disponibiliza a atenção gratuita para tutores de baixa renda que são previamente cadastrados.

“Temos atendimentos clínicos, as vacinas e procedimentos cirúrgicos. Em grandes animais também, temos o bloco cirúrgico de grandes animais e toda a parte laboratorial, na qual a gente faz os exames de sangue, os hemogramas, bioquímicos, análises parasitológicas, microbiológicas, histológicas e os diagnósticos por imagens, como raio-x, ultrassom e ecocardiografia.”

LEIA TAMBÉM: Associação Cavalo de Lata pode receber repasses do Nota Fiscal Gaúcha; saiba como ajudar

Publicidade

O hospital conta com uma grande variedade de profissionais: são quatro veterinários fixos com jornada de 40 horas semanais, além do suporte de professores do curso de Medicina Veterinária da Unisc, técnicos de laboratório, de radiologia, farmacêutica, plantonistas e colaboradores de diversas especialidades, como oftalmologia, ortopedia, neurologia e cardiologia.

Tumores são cada vez mais comuns

A maior parte dos atendimentos são de caninos, seguidos por felinos e equinos. O hospital veterinário atende casos de animais que sofreram maus-tratos, caso dos atendimentos requeridos pela ONG Cavalo de Lata, que recolhe equinos abandonados pela cidade, a maioria já em estado de saúde precário, e realiza procedimentos como check-ups, hemogramas, higienização dentária e retirada de tumores.

LEIA TAMBÉM: O coração do seu pet está saudável? Confira alguns cuidados

Publicidade

No tratamento de câncer, a instituição inova com a quimioterapia. A doença tem sido cada vez mais comum, segundo a diretora do hospital. Cláudia Lautert explica que os animais de grande porte são muito afetados. “Esses tumores ocorrem muito pela não-castração e aplicação periódica de hormônios, que são cancerígenos. Ao longo do tempo, os animais adquirem esses tumores e depois têm que passar por procedimentos, muitas vezes a quimioterapia, uma novidade no nosso hospital veterinário”, destaca a professora da Unisc.

Cláudia ressalta ainda que a Medicina Veterinária tem evoluído e ampliado a expectativa de vida dos animais. “Melhorou a qualidade de vida desses animais e a Veterinária vem nessa evolução. Anos atrás era voltada a animais de grande porte e, cada vez mais, o pet, canino ou felino, vem adquirindo uma posição dentro da família, muitas vezes de filho mesmo”, observa.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.