Demandas reprimidas na pandemia e a ampliação na oferta de serviços justificam o aumento em 45% nos atendimentos de saúde da rede pública em Venâncio Aires. O percentual é referente à comparação do período de 1º de janeiro a 8 de abril deste ano com relação a 2021. A avaliação vem do secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, que apresentou dados das unidades básicas, estratégias de saúde da família e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em 2021 foram 43.541 atendimentos, enquanto no mesmo período deste ano o número chegou a 63.545.
Segundo o prefeito Jarbas da Rosa, o aumento no número de atendimentos é resultado da ampliação dos serviços de saúde para a comunidade. “No ano passado fizemos a lição de casa, um diagnóstico na nossa rede de saúde, e começamos a contratar profissionais”, afirma. O prefeito ressalta que até agora houve oito processos para contratar profissionais da saúde, 190 horas a mais de atendimento médico. Também ocorreram a reforma dos postos que estavam interditados e a ampliação de outros.
LEIA TAMBÉM: Fiocruz afirma que terceira onda da pandemia está terminando
Publicidade
Além disso, Jarbas da Rosa ressalta que houve o aumento dos valores dos repasses ao hospital e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Temos consciência de que ainda há muito a se fazer, nosso sistema de saúde estava desconstruído, mas a gente está trabalhando. Prova disso é a instalação do Centro de Especialidades Médicas aqui na região central, com estruturas mais amplas para atender a comunidade. Essa mudança resultou também na disponibilidade de um posto de saúde, com clínico-geral para os moradores dos bairros Cruzeiro e Brígida, onde vinha funcionando o PAM”, avalia o prefeito de Venâncio Aires.
Também para tornar o trabalho nas unidades de saúde mais eficiente e ágil, de forma a diminuir a procura pelos serviços da UPA, ocorreu uma modificação no encaminhamento dos atendimentos. Desde de segunda-feira, 11, metade das consultas de cada unidade será disponibilizada por agendamento e a outra metade de acordo com a necessidade do dia.
Com isso, a intenção é manter um número de atendimentos para os casos de quem precisar com uma certa urgência do serviço do profissional médico. Dessa maneira, evita-se que o paciente precise se deslocar até a UPA ou ao Hospital São Sebastião Mártir.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Saúde decide reforçar a atenção ao público infantil
Números
Atendimento na rede básica de saúde (nos períodos de 1º de janeiro a 8 de abril)
- 2018 – 42.217
- 2019 – 45.656
- 2020 – 43.541
- 2021 – 63.545
LEIA TAMBÉM: Médicos do Hospital São Sebastião Mártir cobram reposição salarial
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade