Categories: Regional

Atendimento está abaixo da capacidade na UPA

A UPA Esmeralda completou quatro meses e meio de funcionamento. A estrutura administrativa é mantida pelo Hospital Ana Nery. Segundo o diretor executivo, Gilberto Antônio Gobbi, a situação é de tranquilidade. Ele destaca a integração com a Casa de Saúde Ignez Irene de Moraes (Hospitalzinho), no Bairro Santa Vitória, revitalizada e inaugurada em junho, o que dá sustentação para os atendimentos de urgência e emergência.


A Casa de Saúde Ignez Moraes foi revitalizada e reinaugurada

Em relação à afirmação da secretária de Saúde, Renice Coimbra, de que o número de atendimentos na UPA Esmeralda estaria abaixo da média de 150, considerada a capacidade prevista, Gobbi aponta que o índice está sempre acima de cem. Além disso, ele acredita que a inauguração anterior, em junho, fez com que as pessoas procurassem mais o Hospitalzinho, que tem média de 130 atendimentos diários. “No ano que vem, possivelmente vamos atingir o volume máximo de atendimentos, conforme indica o Ministério da Saúde”, resume Gobbi.

Publicidade

No Hospitalzinho, o mês de julho registrou o maior índice de atendimentos, muito em função do inverno: 4.362. “É um período de doenças respiratórias e conseguimos atender com tranquilidade todos que procuraram a unidade”, frisa. O diretor também revela que apenas 20% dos casos são de urgência ou emergência. O restante se enquadra em questões mais simples, mas sem, em nenhum momento superar a capacidade da estrutura.

No planejamento para o ano que vem, o Ana Nery quer expandir o centro cirúrgico com a construção de mais uma sala, a instalação do segundo bunker para radioterapia e reformas para qualificar o setor de quimioterapia, além da transferência do laboratório a um ponto mais próximo do saguão – o que vai facilitar o acesso do público. O Ana Nery também pretende fortalecer o Hospitalzinho e a UPA. “Tenho certeza de que o volume de atendimentos ficará bom para o patamar do hospital e do município”, finaliza Gobbi.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.