Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INCLUSÃO

Atendidos da Apae vão competir em Sergipe

Foto: Alencar da Rosa

Gabriel e Pablo intensificaram seus treinamentos na busca pela melhor classificação

Já tradicional nas Olimpíadas Especiais das Apaes, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Santa Cruz do Sul vai ser mais uma vez representada na competição esportiva. O evento é realizado pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e ocorrerá de 5 a 10 de dezembro em Aracaju, no Sergipe. Após passarem pela fase estadual em Canoas no ano passado, Gabriel Feldmann e Pablo do Santos vão competir nas modalidades de natação e arremesso de peso, respectivamente.

Laudemiro Trindade trabalha na Apae santa-cruzense há mais de 40 anos e ficou encarregado de ajudar Gabriel a chegar no pódio mais uma vez. “Ele é um aluno novo, começou há pouco tempo, mas tem muito potencial e habilidade para a natação”, afirma. Para o professor, é gratificante ver o desenvolvimento do atleta. “É uma maneira de integrar eles e propiciar a inclusão, que é algo que todos queremos.”

LEIA TAMBÉM: Apae de Santa Cruz do Sul completa 59 anos de fundação

Publicidade

Para a mãe de Gabriel, Lisani Wietzke, a ida para Aracaju será uma experiência nova e de outro nível na vida do filho. “Sempre incentivei, então, espero que ele se realize na competição e nessa viagem. Vamos estar torcendo por eles”, garante Lisani. A paixão de Gabriel pela natação surgiu com o Projeto Piracema, uma parceria entre a Apae e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O assistido afirma que vai se esforçar nas Olimpíadas. “Eu treinei muito nas piscinas e vou trazer muitas medalhas”, enfatiza Gabriel.

Por sua vez, Pablo do Santos treina há alguns anos e espera fazer um bom campeonato. “Comecei a me preparar para as Olimpíadas Nacionais no ano passado e estou confiante”, declarou. Para ele será uma emoção em dobro, já que nunca viajou de avião e vai vivenciar essa experiência pela primeira vez. “Estou muito ansioso e nervoso, mas quero ir logo”, salientou Pablo.

LEIA TAMBÉM: Grupo de danças da Apae grava clipe em Santa Cruz

Publicidade

O professor da Apae, Thiago de Carvalho, realiza os treinamentos de Pablo para as Olimpíadas Especiais desde o ano passado e vai acompanhar os dois no evento. “Queremos dar essa independência para eles poderem vivenciar uma rotina diferente e se organizarem da sua maneira.” Thiago ressalta que a expectativa é retornar com dois medalhistas para Santa Cruz.

Para saber

A Fenapes promove, desde 1973, as Olimpíadas Especiais das Apaes. O objetivo é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, através do esporte e lazer em um ambiente competitivo. Neste ano, a competição contará com a participação de mais de 1,6 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes de 23 estados e do Distrito Federal. Ao todo, serão 11 modalidades, sendo cinco coletivas e seis individuais.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.